Caravana “Respeita as mina” deu exemplo de empoderamento em Teixeira

Caravana "Respeita as mina" deu exemplo de empoderamento em Teixeira
Caravana “Respeita as mina” foi sucesso em Teixeira. Fotos: Wesley Morau/OSollo

Centenas de pessoas acompanharam a passagem da Caravana “Respeita a Mina” por Teixeira de Freitas nesta sexta-feira, 10 de novembro. A ação itinerante é promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia em parceria com o Instituto Avon, da ONU Mulheres, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas.
No início da tarde foram realizadas oficinas de capacitação para estudantes, sociedade civil e para rede de proteção à mulher. A coordenadora do projeto Respeita as Mina, Rita Amorim, destacou as oficinas. “Nós trouxemos técnicas da nossa secretaria para discutir ações para atuar no combate a violência contra a mulher e empoderar estes agentes nesse trabalho”.

Caravana "Respeita as mina" deu exemplo de empoderamento em Teixeira
Centenas de pessoas participaram do evento.

Logo após foi realizada uma mesa com autoridades locais e a Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, dra. Julieta Palmeira, para discutir os números da violência do Estado e falar sobre a importância de ações de proteção à mulher. Participaram da mesa a delegada responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Viviane Amaral, defensores públicos que atuam no município, o vereador Ronaldo Cordeiro, a representante do Coletivo Feminino Margarida Sempre Vivas, Maria Cristina Figueiredo, secretários municipais e o deputado federal Davidson Magalhães, entre outras autoridades.

Caravana "Respeita as mina" deu exemplo de empoderamento em Teixeira
Várias atividades foram realizadas.

A secretária da SPM-BA fez questão de agradecer o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Queremos falar da gratidão em receber esta abertura e esta confiança em nossa caravana. Nós criamos este mecanismo para levar aos lugares com maiores índices de violência contra mulher, chegamos a 14ª edição em Teixeira de Freitas, e temos percebido o quanto é importante promover a conscientização, pois, sabemos que a violência contra mulher não é somente caso de polícia e sim um comportamento cultural que precisa mudar”, enfatizou a secretaria de Estado.
O secretário de Administração de Teixeira de Freitas, professor João Carlos, representou o prefeito Temóteo Alves de Brito durante o evento. “Estou orgulhoso em representar o prefeito do município e estou aqui para destacar que estamos juntos no combate a violência contra à mulher”. Opinião compartilhada pelo secretário de Assistência Social, Gilberto Souza. “Estamos como secretaria e com nosso dispositivo Centro de Referência para Atendimento à Mulher, além de toda nossa equipe que se une a este trabalho de conscientização”.
A secretária de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), Julieta Palmeira, visitou a ala feminina do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) e conversou com as 64 detentas que lá estão. Segundo a secretária, muitas das internas do CPTF foram parar lá após matar o companheiro que a agredia, ou, porque foi coagida a se envolver no tráfico pelo companheiro. Julieta garante que dentre os objetivos da caravana está fazer parcerias que viabilizem agilizar processos em prol de melhorar a qualidade de vida das detentas do CPTF.

Caravana "Respeita as mina" deu exemplo de empoderamento em Teixeira
Secretária de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), Julieta Palmeira

Esta é a 14ª edição da “Respeita as mina”, e um dos objetivos Julieta externa: “nós queremos dar visibilidade aos dados, às estatísticas das mortes de mulheres”, prossegue: “é um problema de cultura machista, que promove que a mulher deve submissão ao homem e ele tem domínio sobre o corpo da mulher, e o homem é criado pra isso, que ser macho é ser violento”.
“Não podemos mais continuar nessa forma, a sociedade tem que entender que um dos problemas por trás do feminicídio é o machismo”, conclui.
Em 2017, já foram realizadas 11 caravanas nos municípios de Mata de São João, Lauro de Freitas, Simões Filho, Alagoinhas, Feira de Santana, Tancredo Neves, Valença, Juazeiro, Jequié, Cruz das Almas e Itabuna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui