Porto Seguro recebeu, no Centro de Cultura, a Caravana Cravos e Rosas na paz! O evento integra o conjunto de políticas públicas que o governo do Estado vem realizando para prevenir e coibir a violência contra as mulheres. A iniciativa conta com a parceria da Avon, ONU Mulher e Prefeitura de Porto Seguro.
Contou com a presença da prefeita, Cláudia Oliveira, que recebeu a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Olívia Santana; a delegada da Deam, Viviane Scofield, além da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ondina Maria de Fátima Cruz, outros secretários municipais, representante da PM e representantes indígenas, juventude e da sociedade civil organizada.
A programação foi aberta com apresentação cultural indígena e contou com diálogos em quatro eixos de conversas: segurança pública, sociedade civil, rede de enfrentamento à violência contra mulheres e roda da juventude.
Ainda, aconteceu o ato institucional, no sentido de repactuar a assinatura do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, visando fortalecer a rede de proteção.
“Estamos satisfeitos por termos sido contemplados pela caravana, uma vez que temos investido em toda a gestão Cláudia Oliveira nas políticas públicas para as mulheres, garantindo direitos e protegendo”, diz a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ondina Maria de Fátima Cruz.
A secretária estadual, Olívia Santana, destacou que as estatísticas de violência doméstica na Bahia são alarmantes e, que Porto Seguro está inserida nestes números e, que pelos aspectos históricos e turísticos, merece atenção especial neste sentido. “A caravana deu certo porque a Prefeitura abraçou a ideia e o pacto, bem como tem se mobilizado através de implantação de políticas para mulheres e aparelhamento municipal para acolher, instruir e proteger as mulheres”, disse, parabenizando os movimentos sociais existentes no município para enfrentar este quadro. Junto à prefeita Cláudia, fizeram um chamamento à comunidade no sentido de empreitar o debate da igualdade de direitos e banir o conceito enraizado em nossa cultura do machismo.
A prefeita Cláudia Oliveira agradeceu todos que se empenharam na realização do evento e aproveitou apara falar de seu “trabalho contínuo no município para que a mulher seja respeitada em todas as esferas, com garantia de direitos e proteção”.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro