Caraíva se prepara para receber a 2ª edição do Festival de Dança e Cultura – Forró Caraíva, que acontecerá entre os dias 15 a 18 de julho. Este evento itinerante promete movimentar a vila com uma programação rica e diversificada, celebrando a cultura do forró em seus diversos estilos, destacando o pé-de-serra. As atividades se espalharão pelas principais casas de forró da comunidade, como o Bendito Forró do Ouriço e o Forró do Pelé, além do Terreiro de Yoga, Coral Praia Bar, Casa de Taipa, Recanto do Tata e Estrela D’alva.
O festival não só atrai visitantes de várias partes do Brasil, mas também de diversas partes do mundo. Na edição passada, a vila recebeu mais de 80 pessoas, incluindo estrangeiros de mais de 10 nacionalidades diferentes. Esse encontro multicultural é uma verdadeira celebração da dança e da cultura, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender com renomados professores de dança, como Dani Giannini, Mirna Mara, Luana Santos, Kevin Costa, João Ferrari, Igor Santos, Fabrício Donato, Lia Machado e Fabrinne. A trilha sonora fica por conta dos DJs Nalla, Márcio e Bruninho Faiscada, garantindo o ritmo e a animação.
As ações culturais do festival incluem atividades que já são tradicionais em Caraíva, como cinema, capoeira e rodas de conversa sobre temas importantes, como o combate ao assédio. Uma das grandes atrações é a roda de conversa com Duca, que contará a história do forró de Caraíva, um patrimônio vivo da vila. Além disso, músicos locais como Leoncio, Billy Joe e Leto Caxangá, que são ícones do forró da região, compartilharão suas experiências e músicas, mantendo viva a tradição.
A produtora e idealizadora do evento, Dani Giannini, diz estar imensamente feliz por todo apoio e união da comunidade que abraçaram o festival, “por se sentirem representados e por amor à cultura do forró, que é tão latente na história de Caraíva”, destaca a idealizadora do evento, destacando que o encerramento será com um grande show na praça, reforçando Caraíva como um destino de turismo sustentável e cultural.
O festival tem apoio de parceiros como Farol de Caraíva, Culinária Central, Pousada Iemanjá, Pousada Aroeira, Pousada Zen, Casinhas da Bahia, Casa de Paixão, Pousada Dendê, Pousada Tamikua, Restaurante do Simpatia, Casa Marae, João Frango, Padoca, Boteco do Pará, Bendito, Forró do Pelé e Forró do Ouriço, Coral e Casa de Taipa.