O Grupo MCA de Capoeira realiza neste final de semana, 20 e 21 de novembro, a 5ª edição do Encontro Cultural de Capoeira, na Escola Municipal Frei Giuseppe Iacoiello, no Bairro Tiago de Mello II, em Eunápolis, sob a coordenação do Contra-Mestre Diel com o apoio de Sandro Capoeira e do Mestre Muringa. O evento reúne capoeiristas para trocar de experiências e valorizar a cultura popular afro-brasileira.
O objetivo do evento é promover a socialização e o intercâmbio entre adeptos, estudantes e praticantes de capoeira, através de atividades socioculturais, educacionais, musicais, esportivas e de cunho turístico.
Contra-Mestre Diel, organizador do evento e treinel do grupo MCA de capoeiristas, explica que o encontro é importante porque fomenta a cultura popular e possibilita trocas interartísticas. “Vamos ter muita variedade, além da capoeira teremos oficina de maculelê, rodas de conversas, palestras, batizado e troca de cordões”, contou.
Além dele, o projeto contará com a presença de renomados capoeiristas do cenário local e de diferentes lugares do Brasil, como, por exemplo, o Mestre Garrote de Itabuna, no sul da Bahia, e o Mestre Fernando, GCFN da cidade de Serra, no Espírito Santo, além de profissionais de diversos segmentos.
Dia Municipal da Capoeira
Na sexta-feira, 19 de novembro, foi comemorado em Eunápolis o Dia Municipal da Capoeira. A data foi instituída no calendário local em 2015, quando a Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria do vereador Lucas Leite reconhecendo a Capoeira como Patrimônio Imaterial do Município, protegendo e salvaguardando esta manifestação cultural de origem genuinamente afro-brasileira, no sentido de divulgar e perpetuar esta cultura popular.
Programação
Sábado, dia 20 de Novembro
- 8h às 9:30h – Café da Manhã com recepção e inscrição dos participantes
- 9:30h às 11h – Oficina com Mestre Garrote e Grupo CDO de Itabuna
- 11h Roda
- Almoço das 12h às 14h
- 14h às 16h – Oficina com Mestre Fernando, GCFN da cidade de Serra, no Espírito Santo
- 16h às 18h – Papoeira Especial
- 18h às 20h – Roda
- 21:20h – Jantar
Domingo, dia 21 de Novembro
- 8h às 9:20h – Café da Manhã
- 09:30h às 11h Oficina de Maculelê com Dija G C V L de Itarantin
- Batizado e troca de gradução
- Almoço