A atividade profissional do capelão pouco conhecida por aqui não é nada nova. Iniciou na época de Constatino. Trata-se de um profissional que presta assistência social, espiritual e emocional ao próximo independente de seu credo.
O primeiro Curso de Capelania ministrado na Bahia aconteceu em Porto Seguro, com aulas intensivas, no auditório do Hotel Vela Branca, na Cidade Histórica. Foi uma semana de curso, onde 13 novos profissionais da área, que mais se parece como um sacerdócio, aprenderam sobre a capelania hospitalar, prisional, comunitária, escolar, empresarial e militar.
A formatura aconteceu no dia 28 de abril, no plenário da Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália, onde foi aprovada uma lei reconhecendo essa atividade profissional. Em Porto Seguro um projeto já está em estudos para regularizar a profissão em órgãos públicos e privados. A atividade é regulamenta em lei na Constituição Brasileira.
Todo o curso contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, que tem agora três de suas servidoras do quadro efetivo com a formação em Capelania: Verônica Menezes – Jornalista, Marinalda Malacarne – Turismóloga e Sandra Queiros– Recepcionistas e serviços gerais, ambas da Secretaria de Turismo.
Fonte: Verônica Menezes/Ascom Prefeitura de Porto Seguro