Até o próximo domingo (22), o evento, com o tema “O campo na cidade”, envolve produtores rurais, profissionais da área e fomenta negócios em Teixeira de Freitas
Teixeira de Freitas sedia, até domingo (22), a 39ª edição da Exposição Agropecuária, realizada pelo Sindicato de Produtores Rurais de Teixeira de Freitas e Cooperativa Mista Agropecuária do Sul da Bahia (CoopMista), com apoio do Sebrae e Sistema Faeb/Senar. Entre leilões, vaquejada e demais atrações culturais, um dos grandes momentos são as palestras, cursos e capacitações, que levam ao crescimento pessoal e profissional de forma gratuita.
O Sebrae está presente na ExpoTeixeira com um estande, a fim de apresentar diversas ações da instituição em prol da economia e desenvolvimento de negócios na região. “O espaço do saber é um ambiente que preparamos com muito carinho, toda uma programação técnica com referências nos assuntos como melhoramento genético e mercado do leite, cultura do café, cooperativismo, pastagens e solo, a mulher no agronegócio e muito mais. Fica aqui o convite a programação toda preparada para o produtor rural, de forma gratuita”, destacou o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito
Durante a abertura oficial do evento, realizada na quarta-feira (18), participaram o prefeito Marcelo Belitardo, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, Dori Neves, além de Alex Brito. Também estiveram presentes secretários municipais, empresários, sindicatos rurais da região, associações, corpo docente e estudantes.
Após a abertura, foi realizada a palestra com o tema “Melhoramento genético de gado de leite”, com Rui Verneque, zootecnista, doutor em Estatística e Experimentação Agronômica e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Outro momento de aprendizado foi conduzido pelo Engenheiro Agrônomo e mestre em Produção Vegetal, Gustavo Sturm sobre Boas Práticas Agrícolas na Cultura do Café Conilon, que lotou o Auditório Dr Alysson Paolinelli, na Vila do Conhecimento e Negócios do Parque de Exposições Temóteo Alves Brito.
Além das palestras e capacitações deste primeiro dia, outras programações estão disponíveis gratuitamente, com inscrições através do link.
Programação
Quinta-feira (19):
9h às 10h15 – Formação de Cooperativas – com Geisa Félix, advogada, contabilista e administradora, especialista nas áreas de Gestão de Cooperativas, Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior, e Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação.
10h20 às 12h – “Cooperativismo como um vetor de Desenvolvimento de uma região” – com Higor Faria, gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo Canastra e gerente executivo da Associação Mineira do Queijo Artesanal.
Sexta-feira (20):
10h às 12h – “Sustentabilidade no Campo” – com Dr. Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), do Conselho Administrativo do Senar Bahia, e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia. Produtor rural e médico veterinário.
14h às 17h30 – “A mulher no Agronegócio” – com Cristiana Gutierrez, cardiologista com especialização no Baylor College of Medicine (EUA), produtora rural no norte de Minas, atua no segmento da pecuária extensiva, intensiva e leiteira, além da criação do Mangalarga Marchador. A frente de uma das maiores associações de equinos da América Latina ela trabalha juntamente com sua diretoria para a valorização da técnica e do conhecimento.
19h às 21h – “Produção de grãos: sustentabilidade para o Agronegócio” – com Rogério Castro, Engenheiro Agrônomo, mestre em Solos e Nutrição de Plantas, especialista em Tecnologia de Sementes, Fertilidade de Solos e MBA. em Administração de Empresas.