Cerca de 300 professores da Educação Infantil contratados pela Prefeitura de Porto Seguro participaram, no final do mês de maio, de mais uma capacitação, dentro da proposta pedagógica participativa. De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Grace Brasileiro, que organizou a formação juntamente com a coordenadora pedagógica Ana Paula Lima, a proposta tem como objetivo inserir a criança como protagonista do seu próprio conhecimento.
“As atividades vão sendo direcionadas pelos professores de acordo com a necessidade e a curiosidade dos alunos”, explica Grace. Foram dois dias de muitas atividades no Colégio Municipal de Porto Seguro, no Centro, e Escola Valdívio Costa, no Parque Ecológico. Resultado de uma parceria com a Editora Universitário, a capacitação foi conduzida pela formadora Alessandra Rodrigues. Segundo a coordenadora Grace, a proposta pedagógica ofereceu aos professores a oportunidade de trabalhar com elementos reciclados da natureza, que fazem parte da realidade local, como gravetos, sementes, folhas e corantes naturais.
“Todo o conhecimento será repassado às crianças em sala de aula, promovendo o contato com materiais que elas convivem no dia a dia, sobretudo no campo e nas aldeias indígenas e também na própria cidade”, explica a coordenadora. Segundo ela, o retorno foi bastante satisfatório por parte dos educadores. “Foi muito prazeroso ver o brilho nos olhar dos professores, o que irá refletir diretamente nas salas de aula a partir desses novos instrumentos de trabalho”, salienta.