Confronto foi realizado na noite de segunda-feira (29), em Salvador.
Candidatos discutiram temas como segurança, saúde e educação.
Cinco dos seis candidatos ao governo da Bahia participaram na noite desta segunda-feira (29), em Salvador, de mais um debate para as “Eleições 2014”. Esse foi o terceiro encontro promovido por uma emissora de televisão no estado, desta vez pela TV Aratu, emissora afiliada do SBT na Bahia.
O encontro foi mediado pelo jornalista Casemiro Neto. O debate, que durou cerca de duas horas e meia, teve cinco blocos.
Foram convidados Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM), Rogério Da Luz (PRTB) e Rui Costa (PT).
O primeiro bloco foi dividido em duas etapas. Na primeira , os candidatos fizeram perguntas entre eles seguindo o critério de que cada teria direito a formular uma questão e responder a uma delas. Nesse momento, os candidatos debateram sobre segurança, saúde, políticas de sustentabilidade e investimentos logísticos. Na segunda etapa, jornalistas fizeram perguntas para os candidatos, que indicaram os postulantes que deveriam comentar as respostas. Nesta parte, os candidatos falaram sobre mobilidade urbana, educação, denúncias de corrupção e sobre experiência em cargos públicos.
O segundo bloco contou com apenas uma etapa, que seguiu o mesmo modelo da primeira parte do bloco de abertura. Nesta etapa, os candidatos discutiram propostas sobre pagamento de URV, recuperação do Rio São Francisco, abastecimento de água, agricultura familiar e educação.
O terceiro bloco foi dividido em duas etapas. Na primeira, cinco telespectadores sorteados fizeram perguntas aos candidatos. Primeiro questionado, Rui Costa (PT) respondeu sobre educação; Marcos Mendes (PSOL) falou sobre arrecadação de verbas para programas de governo; Lídice da Mata (PSB) comentou sobre construção de creches; Paulo Souto (DEM) debateu sobre segurança pública; e Rogério Tadeu da Luz (PRTB) defendeu propostas para educação e combate às drogas. Na segunda etapa, os postulantes voltaram a fazer perguntas entre eles e confrontaram propostas sobre semiárido, funcionalismo público e parcerias de governo. O quarto bloco foi novamente marcado por perguntas de jornalistas.
No quinto e último bloco, os postulantes apresentaram as considerações finais, por ordem de sorteio:
Da Luz (PRTB): Eu quero agradecer a Deus, ao nosso senhor Jesus Cristo, a você Case[miro], a todo mundo aqui da SBT , a você que está nos assistindo até agora e dizer que nada está definido. A eleição não está ganha por ninguém. Todos aqui temos chances. Vocês pode escolher sim o melhor. Se você como eu acredita que é importante a redução de impostos, como zerar o imposto de remédio, cesta básica, material escolar; se você como eu acredita que não deva ter mais pedágios, já que nós já pagamos IPVA; se quer o perdão do IPVA em dívida até 2014; se você quer uma administração técnica e não política; se você deseja que a gente corte os cargos comissionados que não servem basicamente para nada e coloque a valorização de médicos, professores e policiais para que possa atender bem você que é quem paga a conta; se você acredita que existe uma nova política e que a gente pode fazer diferente, então eu digo para você que eu estou preparado. Cada eleição que eu participei eu venho me preparando para assumir o estado como o melhor governador da Bahia. Eu trabalhei nas maiores empresas do mundo, nos maiores bancos do mundo e eu tenho qualificação necessária para poder colocar no lugar os problemas que todos temos a cada dia. Então, me dê essa oportunidade. O nosso número é 28. Peço para você votar para os meus deputados. Deputado federal 28, confirma; deputado estadual 28, confirma.
Marcos Mendes (PSOL): Eu queria falar diretamente com você eleitor. Você deu uma chance de ouro ao PT por duas vezes e o PT fracassou, mas também não adianta um voto de revolta e voltar ao passado que nada resolveu a vida do povo baiano. O PSOL é um partido novo. Tem apenas três deputados federais: Ivan Valente, de São Paulo; Chico Alencar e Jean Jean Wyllys pelo Rio de Janeiro. Há nove anos, nós somos os melhores do Congresso Nacional. Temos um único senador, desde que entrou é o mais atuante e o melhor senador do Congresso Nacional. O PSOL é o partido que tem os melhores deputados estaduais do país, destaque para Marcelo Freixo, que presidiu a CPI das milícias, que colocou mais de 800 pessoas na cadeia. Por conta disso, ele recebe em média sete ameaças de morte, anda com cinco seguranças diariamente e a casa dele é guarnecida com dois carros da polícia. Ele inspirou o filme mais assistido desse país: Tropa de Elite 2. Ele é o deputado Fraga. O deputado Fraga existe, é de carne e osso, é o deputado estadual Marcelo Freixo do Rio de Janeiro. O PSOL é o único partido que não tem nenhum deputado cassado no Congresso Nacional por corrupção. E todas as comissões de ética são pedidas pelo PSOL. Então, diante de tanto desencanto da política, dos partidos políticos e dos políticos, o PSOL é o partido do sonho de qualquer eleitor. Então, no dia 5, não silencie. Dê um grito de liberdade. Vote para governador e presidente 50, senador 500, para deputado federal e para deputado estadual vote no melhor candidato do PSOL. A sua legenda, vote 50, sabe por quê? Porque você vai votar nos piores se vocês têm os melhores para votar no Congresso? Então, não silencie. Dê um grito de liberdade e vote no PSOL. Vote 50.
Lídice da Mata (PSB): Eu, inicialmente, quero agradecer a você que está nos ouvindo até esta hora, nos assistindo; quero agradecer a todos os candidatos, a Casemiro, todos os participantes, a minha equipe de campanha, minha companheira Eliana Calmon, senadora, que está aqui presente conosco, e dizer a vocês que vocês tiveram a oportunidade de ver neste debate e assistir na televisão, no programa eleitoral todo dia: o PT e o DEM preferem bater boca entre si do que ouvir os seus problemas e resolver os seus problemas. Por isso, eu peço o seu voto para mim, para Marina Silva, para Eliana, para que a gente possa iniciar junto com você a transformação da Bahia. Se você está infeliz, frustrada com o serviço de saúde que você tem, você vote Lídice governadora 40 para transformar a realidade da saúde do nosso estado. Vote comigo para que eu possa fazer a revolução da educação na Bahia e para que eu possa garantir um programa de segurança pública que não seja apenas mais equipamentos e sim mais proteção à vida do cidadão, à sua vida, à vida do seu filho, à vida da nossa população. Vote 40. Não se deixe iludir por essa disputa artificial. Vote 40 para mudar a Bahia de verdade.
Paulo Souto (DEM): Bem, meu agradecimento pela atenção dos telespectadores e, primeiro, meu agradecimento também a tanto acolhimento que nós temos recebido em nossas viagens por todo o interior da Bahia, despertando, graças a Deus, um sentimento de confiança, um sentimento de confiança inspirado num passado, num passado inteiramente dedicado à vida pública. Num passado que foi capaz de fazer grandes transformações no nosso estado e colocaram sempre a Bahia numa posição de destaque tanto do ponto de vista do seu desenvolvimento econômico, como também nos grandes avanços sociais. A minha prioridade é uma prioridade absolutamente indiscutível. É impossível conviver com os níveis de (des)assistência na saúde que nós estamos convivendo; é impossível conviver com tanta violência absolutamente descontrolada e com níveis de educação que a cada dia estão caindo mais. Nós precisamos fazer políticas que desconcentrem o desenvolvimento no estado, que levem também o progresso para o interior da Bahia, que façam com que as regiões do interior possam avançar tanto na área econômica, quanto na área social. Da mesma forma, com programas sociais que possibilitem a diferença dos desníveis entre as pessoas. Infelizmente, embora se diga o contrário, aumentaram as desigualdades da Bahia nesses últimos anos e é isso que temos que corrigir. Espero, portanto, o voto para Paulo Souto 25, Geddel 150 no próximo dia 5 de outubro.
Rui Costa (PT): Olha, eu quero agradecer o seu carinho, o grande entusiasmo das pessoas da rua. Por onde nós passamos, as ruas estão cheias, as praças estão lotadas, inclusive, às vezes, como muito sacrifício pessoal. Eu tive em Cruz das Almas, uma chuva torrencial e mais de 10 mil pessoas lotavam a praça. Eu tive em Jacobina chovendo. Há mais de dez anos não se fazia um comício de candidato a governador e a praça lotada. Eu tive em Cansanção, um sol grande e a praça lotada. Sabe por quê? Porque as pessoas estão com coragem, estão tão com vontade e tão dizendo assim: eu não eu quero voltar àquele tempo da estrada esburacada; eu não quero voltar àquele tempo dos péssimos indicadores sociais; eu quero uma Bahia moderna; eu quero uma uma Bahia do futuro; uma Bahia com gente nova, mas que pensa grande; uma Bahia que faça grandes investimentos em mobilidade; uma Bahia que não feche o aeroporto de Feira, que construa o maior aeroporto de cargas do Norte/Nordeste; uma Bahia que não diga que a ferrovia é sonho, que construa ferrovia, porto, metrô, VLT, enfim; uma Bahia de emprego para você, de oportunidade para o seu filho; uma Bahia que regionalize a saúde e é o meu compromisso com você. Nós vamos juntos construir com Dilma 13, Otto Alencar 555 e eu peço o seu voto de confiança para que nós possamos fazer mais e melhor. E eu ouço muito a seguinte palavra: Rui, estamos com você, porque você é um é um dos nossos. Você sabe onde dói o calo das pessoas mais simples. Conto com você.
Fonte: G1