Candidatos de cidades do Extremo Sul participam de encontro da Diocese/Teixeira de Freitas

Candidatos de cidades do Extremo Sul participam de encontro da Diocese/Teixeira de Freitas. Fotos: André Lopes/OSollo

Candidatos a prefeito, vice e vereadores de diversas cidades do Extremo Sul baiano participaram, nesta terça-feira (20), de um encontro na Igreja São José Operário, no Monte Castelo, em Teixeira de Freitas.

Promovido pela Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, o Encontro Fé e Política teve formato de palestra, abordando o tema: “Sal e Luz e a legislação que regula o assunto”, sobre o pleito eleitoral.

À frente do evento, esteve uma comissão formada por Dom Jailton de Oliveira Lino (bispo diocesano), padre Leônidas Cardoso Júnior, frei Vandeí Santana Rocha, o juiz de direito dr. Roney Jorge Cunha Moreira e o advogado dr. Ali Abutrabe.

Dr. Roney Cunha, o padre Leônidas Cardoso, dr. Ali Abutrabe, o frei Vandeí Rocha e Dom Jailton Lino

Segundo Dom Jailton, a iniciativa de reunir os postulantes a cargos do Executivo e do Legislativo se deu a partir de um desejo próprio de ajudar a qualificar a campanha política a nível ético e de respeito, além de pensar no bem dos munícipes, em referência à doutrina social da Igreja.

“Eu acredito que a Igreja, com dois mil anos de história, aprendemos muito e é até uma obrigação nossa estarmos cooperando com o processo eleitoral da nossa região”, disse o bispo diocesano.

Encontro Fé e Política aconteceu na Igreja São José Operário

O anfitrião do encontro, padre Rogério Gonçalves, administrador paroquial, falou sobre a importância da inciativa. “Falar da doutrina social da Igreja porque nós somos seres políticos, nós professamos uma fé, mas também temos esse compromisso com o social. E, às vezes, nós dizemos ‘o católico não pode falar de política’, mas existe a política do bem comum”, disse.

“Nós somos políticos, eu sou padre, eu voto, eu tenho uma responsabilidade também social”, disse padre Rogério.

Os participantes

Estiveram presentes candidatos de, pelo menos, cinco munícipios diferentes. O jornal OSollo conversou com os postulantes às prefeituras que compareceram.

Xandão, candidato a prefeito de Teixeira de Freitas pelo PROS

O candidato a prefeito de Teixeira de Freitas pelo PROS, Alexsandro Cardoso Viana Machado, conhecido como ‘Xandão’, agradeceu a Deus pela oportunidade de participar e parabenizou o bispo Dom Jailton Lima e outros envolvidos.

“É uma forma de estreitar a religião, a igreja, a palavra de Deus com a política para que possamos fazer uma política com decência, sem agressões. E uma política em cima do campo das ideias e que os interesses da população estejam abaixo de Deus, mas acima dos interesses pessoais do homem”, comentou Xandão.

O candidato João Bosco Bittencourt

Pelo PT, o candidato João Bosco Bittencourt esteve acompanhado por Eujácio Dantas, candidato a vice. Ele acredita que as palestras proferidas provoquem reflexão. “Independente se elas mudarem ou não a sua forma de atuar na política, mas quem sabe se quando colocar a cabeça no travesseiro, não refletem um pouco sobre o que fazem”, disse.

“Eu acho de uma sabedoria muito grande, a Igreja Católica, na pessoa de Dom Jailton, foi muito feliz, imagino que aqui tenha sido um momento de confissão pra muita gente. Parabéns, excelente!”, acrescentou João Bosco.

Jonathan Molar e Caio Checon, candidatos a vice-prefeito e prefeito respectivamente

Candidato a prefeito de Teixeira pelo Solidariedade, Caio Checon também esteve, ao lado do seu companheiro como vice, Jonathan Molar. Ele parabenizou a Diocese de Teixeira de Freitas e comentou sobre o papel do gestor do Executivo.

“Pra mim, o prefeito é um grande pastor. Acho que as igrejas têm os seus pastores, como a Católica tem seus padres, tem o bispo, e a cidade também tem o seu. Então, se ele andar na fé, se andar no temor de Deus, baseado na Bíblia, eu tenho certeza que aí sim vamos colocar esta cidade para andar. É o que eu espero. Caminhar pra frente em benefício do povo”, disse Caio.

Marta Helena

Marta Helena, candidata em Teixeira pelo PSDB, posicionou o evento dentro do atual cenário político. “É um momento muito importante devido à necessidade de conscientização, tanto por nossa parte como candidato, quanto o eleitor”, falou.

“Eu acho que mexeu muito na consciência de todos nós. Foi muito valioso, de muito equilíbrio e verdadeiro. Precisávamos ouvir isso e queria que todo o Extremo Sul ouvisse o que ouvimos. Saio consciente do dever que tenho a cumprir e manter sempre em prática”, finalizou Marta.

O candidato Pablo Franstêscouly

Pela UP, de Teixeira de Freitas, o candidato Pablo Frantêscouly enalteceu o papel do encontro em demonstrar a importância de votar e fazer com que a cidade seja, de fato, um bem comum, de todos os cidadãos.

“Então, penso que a Igreja Católica está de parabéns por esse momento, e também porque, pra gente, que somos o partido dos pobres, esses eventos são importantes para podermos divulgar no nosso partido”, disse Pablo.

Temóteo Brito e, ao fundo, a candidata a vice, Tatiane Ruas

Ao lado da candidata a vice-prefeita, Tatiane Ruas, o atual prefeito e candidato à reeleição pelo Progressistas, Temóteo Brito, enalteceu o respeito à lei e a importância das orientações do encontro. Ele também enfatizou a presença do seu secretariado.

“Dom Jailton e eu temos uma proximidade muito boa, ele como líder religioso e eu como político. Temos que estar sempre atento e dialogando, trocando ideias, para que a gente chegue a um denominador comum”, disse Temóteo.

Léo Brito, candidato em Alcobaça

Por Alcobaça, filho do prefeito Temóteo e também candidato à reeleição pelo PSD, Léo Brito falou sobre a importância da interação com a sociedade, com a igreja e as autoridades também, pra mostrar como deve ser feita a política.

“Com transparência, com a participação integral de todos e sem denegrir imagens ou criar fake news nas redes sociais, tentar manipular a política no geral, ou a opinião pública sobre a política ou a política estadual, municipal e regional”, opinou Léo.

Zico de Baiato, candidato em Alcobaça

O candidato a prefeito de Alcobaça pelo PROS, Givaldo Muniz, conhecido como ‘Zico de Baiato’, parabenizou a Dom Jailton e disse que aprendeu com as palestras.

“Eu vi como uma aula e servirá de ensinamento para todos. Política é voltada para o povo. Quem se propõe a estar no cargo tem que saber que irá lidar com recursos do povo. Muito linda a iniciativa e parabenizo a igreja”, comentou Zico.

O candidato a prefeito de Itamaraju pelo PSD, Luiz Mário

Por Itamaraju, o candidato a prefeito pelo PSD, Luiz Mário, agradeceu a Dom Jailton pelo convite e classificou como ‘louvável’ a iniciativa.

“Foi de grande importância para a conscientização dos futuros gestores, onde vimos a Igreja e a política voltadas para uma gestão mais humana, mais solidária e combater a corrupção, que é um câncer que tira o direito dos cidadãos”, comentou Luiz Mário.

Candidato em Medeiros Neto pelo PSC, Sérgio Lacerda

Candidato em Medeiros Neto pelo PSC, Sérgio Lacerda, o ‘Serjão’, afirmou ter gostado do encontro, que chamou de ‘especial’.

“Essa iniciativa foi muito boa, gostei de ouvir de todos. É um princípio religioso que nós devemos aplicar na política, trabalhar primeiramente com o coração e a razão”, comentou Serjão.

Candidato a vice-prefeito de Mucuri Kock Fereguete

Representando o candidato a prefeito de Mucuri pelo Republicanos, Gelson da Padaria, esteve o postulante a vice-prefeito Kock Fereguete (Rede). Para ele, o evento foi esclarecedor a todos os  candidatos.

“O dr. Roney, por exemplo, foi muito feliz ao falar sobre corrupção e acaba por inibir quem pratica. A Igreja Católica está de parabéns e a gente espera que esses que se dizem políticos deem um basta à corrupção na nossa região”, finalizou Kock.

Galeria de Fotos

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui