Candidatos a deputado federal participam de segundo dia de debates em Teixeira de Freitas

Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais. Fotos: OSollo

Nesta quarta-feira, 26 de setembro, por volta das 19h, o debate eleitoral promovido pela Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, deu espaço para os candidatos a deputados federais.

Estiveram presentes: Caio Checon (SOLIDARIEDADE), Marcos Lemos (REDE), Pastor Eunápio Viana (PSC), Carlos Vigilante (PSOL) e Uldurico Júnior (PPL). Outros três convidados não compareceram: Valmir Assunção (PT), Ronaldo Carletto (PP)e Alexandre Guerra (PATRI).

Comissão organizadora

Segundo o dr. Osmundo Nogueira, coordenador do curso de direito da faculdade, o evento faz parte da responsabilidade social da Pitágoras. “É algo sem precedentes na história de Teixeira de Freitas. Como coordenadores e professores, não poderíamos deixar passar uma eleição sem que nossos alunos pudessem debater temas relevantes“.

Dentro de um tempo estipulado, as propostas de cada candidato do Extremo Sul que compareceu foram tratadas diante do auditório. Após as considerações iniciais, a comissão organizadora conduziu perguntas sobre educação básica, desenvolvimento turístico, agrícola e preservação do meio ambiente, orçamento da União e cooperativismo.

Em seguida, a plateia trouxe questionamentos ligados a minorias, mulher, privatização, violência, SUS e Escola Sem Partido.

Cada estado tem uma representação proporcional a sua população, definida por lei

Os candidatos falaram a’OSollo sobre a importância do debate tanto para os candidatos como para o eleitorado. Eles ainda parabenizaram a iniciativa da Faculdade Pitágoras.

O debate dá condições, visibilidade para quem está em casa, o próprio público aqui presente, uma oportunidade de conhecerem os ideais e propostas, colocando de modo igualitário os candidatos”, disse o pastor Eunápio Viana (PSC).

Candidato à reeleição, Uldurico Júnior (PPL) citou a contribuição do debate para a democracia. “Eu fico feliz em participar. O primeiro que participo aqui na minha cidade. Espero que continue esse processo democrático, dando maior explanação do que a gente fez e aquilo que pretendemos para nossa região“, comentou.

É magnífico ter esse espaço. É importante e decisivo que essa nova vertente seja aberta e as pessoas, de fato, conhecem quem é que se candidata a deputado federal e quem faz o discurso da velha política“, enfatizou o candidato Marcos Lemos (REDE).

Caio Checon (SOLIDARIEDADE) disse que o debate gera também o interesse do eleitor em conhecer as propostas e ideias. “É muito fácil fazer proposta, montar projeto. Eu sempre falo, que é o mais certo, é você olhar no rosto da pessoa e ver se ela tem capacidade de defender seu projeto“, pontuou.

Carlos Vigilante (PSOL) concederá entrevista exclusiva ao jornal OSollo na manhã desta quinta-feira (27).

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui