A Prefeitura de Canavieiras vai utilizar o Código de Posturas do Município para penalizar quem descumprir a lei e jogar lixo nas ruas fora do horário. Além do Código, a Lei Municipal nº 536 define providências para coleta de lixo.
Também define os atos lesivos à limpeza pública. E a primeira penalidade foi aplicada a uma rede de farmácias, por espalhar o lixo na calçada. Os caminhões compactadores fazem a coleta às segundas, quartas, sextas-feiras e sábados à tarde.
O prefeito Almir Melo explica que a introdução do novo calendário da coleta de lixo faz parte do planejamento municipal, para que as receitas – a cada dia mais escassas – possam fazer frente às despesas.
Desde que ele assumiu a administração, em janeiro de 2013, a coleta de lixo é um dos serviços feitos com mais eficiência. “Antes, a coleta de lixo de Canavieiras era feita com caminhões caçambas, de carroceria e até carroças”.
“Elas iam esparramando pelas ruas grande parte do lixo recolhido”, lembra Almir Melo. O lixo de Canavieiras passou a ser coletado por caminhões compactadores, em horários considerados compatíveis, a partir das 17 horas.
“Após a implantação dessa modalidade logística, os urubus deixaram de aparecer nas ruas da cidade e Canavieiras é hoje elogiada por moradores e visitantes em relação ao nível de limpeza pública que pratica”.
Entretanto, alguns moradores e comerciantes continuam colocando o lixo na rua após a passagem dos carros coletores. “Vamos fazer cumprir a lei, pois a ação negativa de poucas pessoas não podem prejudicar toda uma comunidade”.
A Região