Campeonato de pesca subaquática movimenta a Costa do Descobrimento

Campeonato de pesca subaquática movimenta a Costa do Descobrimento. Fotos Ascom

A Associação Baiana de Apneia e Pesca Subaquática (ABAPS) promoveu na sexta (15/02) o 1° Troféu Costa do Descobrimento de Pesca Subaquática, que teve como campeão na categoria individual o capixaba Rodrigo Pitanga, um experiente pescador de nível Internacional. Pitanga também se sagrou campeão em dupla, juntamente com seu conterrâneo, Gabriel Santana.

O evento, que teve o apoio da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, contou com atletas de diversas partes do país, inclusive com campeões nacionais na modalidade. Já os atletas locais também fizeram bonito, a exemplo de Gilmar Garcia, morador de Cabrália, que subiu ao pódio em 3° lugar em equipes, com sua dupla Bruno Capirunga, que veio de Salvador para o evento.

A festa de encerramento, quando acontece a pesagem dos pescados e a entrega dos troféus e prêmios, aconteceu em Cabrália, na Cabana Belisco. “Com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, bem como de todo o quadro de patrocinadores locais, posso afirmar que esse foi o melhor torneio que a associação já promoveu e isso serviu inclusive para enquadrar a região como séria candidata a sediar o Campeonato Nacional, que acontece em dezembro”, revelou o presidente da ABAPS, Ivan Brito.

A pesca subaquática é uma variedade da pesca amadora, devidamente regulamentada por Lei. Praticada em apneia total, sem o uso de aparelhos de respiração artificial, apenas com o próprio fôlego e capacidade física do atleta, “a pesca subaquática é dentre todas as modalidades a mais seletiva e a que menos agride o meio ambiente, pois, além de obedecer uma cota de captura estabelecida pelos órgãos competentes, de 15 kg mais um exemplar de peso livre, o pescador tem a possibilidade de distinguir tamanho e espécie sem correr o risco de capturar um peixe fora das medidas ou que esteja protegido por lei”, destacou Ivan.

Segundo Patrícia Martins, secretária de Turismo de Cabrália, “este evento marcou o início da parceria entre o município de Cabrália e a ABAPS. Não temos dúvida conseguiremos captar uma etapa do Brasileiro da modalidade, prevista ainda para 2019”, finalizou a secretária.

Já o prefeito Agnelo Santos ressaltou a honra de sediar a etapa do evento, ratificando as aptidões do município para sediar outros eventos dessa modalidade, inclusive, de âmbito nacional. “Fomentar a atividade turística e apoiar a estruturação de novos produtos será sempre um compromisso da nossa gestão”, finalizou o gestor.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui