Campeão do peso-médio do UFC em novembro de 2022 após derrotar Israel Adesanya, Alex ‘Poatan‘ Pereira levou o cinturão até a tribo Pataxó, em Caraíva, na Bahia. Ele também apresentou o prêmio na reabertura do museu indígena em Coroa Vermelha. Ambas localidades em Porto Seguro.
Natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo, o lutador é descendente de indígenas. ‘Poatan‘, inclusive, é um apelido dado por um antigo treinador que significa ‘mão dura‘ em tupi-guarani.
Com o corpo pintado e usando vestimentas indígenas, o lutador de 35 anos fez a festa da tribo ao levar o cinturão e tirar foto com os moradores locais. A visita repercutiu nas redes sociais.
Com uma infância difícil no ABC Paulista, Alex Pereira começou a trabalhar ainda aos 12 anos. Aos 22 estreou no kickboxing para tratar o alcoolismo. Logo em sequência conquistou dois cinturões do WGP, maior torneio da modalidade na América Latina.
O título no UFC e a conquista do cinturão vieram em novembro de 2022 na edição 281. Na ocasião, no terceiro combate com Israel Adesanya – ‘Poatan’ havia vencido os outros dois no kickboxing -, o brasileiro nocauteou o nigeriano no quinto e último round de forma heroica.
Fonte: Espn