Campeão da Libertadores, Flamengo aguarda confirmação da sede para mais um Mundial

Campeão da Libertadores, Flamengo aguarda confirmação da sede para mais um Mundial
Campeão também em 1981 e 2019, o time alcança São Paulo, Grêmio, Santos e Palmeiras como os maiores vencedores do torneio entre os times brasileiros. Foto: Luis ACOSTA/AFP

O título da Libertadores rendeu ao Flamengo uma vaga na próxima edição do Mundial de Clubes, que será disputado nos primeiros meses de 2023, mas ainda não tem data nem local definidos pela Fifa.

Quando divulgou seu calendário para o futebol brasileiro em 2023, a CBF fez uma previsão de que o torneio poderia ser disputado entre 20 e 28 de março. Mas nem a CBF, nem a Conmebol e nem a Fifa confirmam as datas e a sede do campeonato.

A Fifa apenas diz que sim, haverá uma edição do torneio (será a 19ª), no atual formato, com sete clubes – um representante de cada confederação continental e mais o campeão do país-sede.

Taça do Mundial de Clubes: torneio não tem sede definida em 2023 — Foto: Fifa / divulgação
Taça do Mundial de Clubes: torneio não tem sede definida em 2023 — Foto: Fifa / divulgação

Tradicionalmente disputado no final do ano, o Mundial de Clubes teve suas duas últimas edições disputadas em fevereiro do ano seguinte por causa do aperto no calendário gerado pela pandemia.

Neste ano, claro, a “culpa” é da Copa do Mundo, atipicamente marcada para novembro e dezembro, o que interrompe os campeonatos europeus e empurra o Mundial para o ano seguinte.

A próxima edição já tem garantidos:

  • Flamengo, campeão da Libertadores;
  • Real Madrid, campeão da Liga dos Campeões;
  • Wydad Casablanca, do Marrocos, campeão da Champions da África;
  • Seattle Sounders, dos EUA, campeão da Concachampions;
  • Auckland City, campeão da Oceania.

Falta definir o representante da Ásia – a Champions do continente acabará em 26 de fevereiro e já tem um finalista conhecido, o Urawa Red Diamonds (Japão) – e o país-sede. Os únicos clubes brasileiros a conquistarem o Mundial organizado pela Fifa foram o Corinthians (em 2000 e 2012), o São Paulo (em 2005) e o Internacional (em 2006).

O atual formato do Mundial de Clubes é um estorvo para a Fifa, que o considera um fracasso do ponto de vista técnico e comercial. A entidade chegou a criar um novo torneio, com 24 clubes, disputado a cada quatro anos, que teria sua primeira edição em 2021, na China.

Mas a pandemia e as consequentes mudanças no calendário tornaram impossível para a Fifa tirar o plano do papel. Em abril, o presidente da entidade, Gianni Infantino, declarou que enquanto não houver um novo formato, o atual será disputado anualmente.

Fonte: GE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui