A Prefeitura de Porto Seguro inicia, nesta segunda-feira, 25, a campanha de vacinação contra a Influenza de 2024.
Coordenada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção, na população-alvo da vacinação.
A campanha será realizada em uma única etapa, contemplando todos os grupos prioritários, até o dia 31 de maio.
O público-alvo são as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as pessoas com 60 anos ou mais; as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto); os trabalhadores de Saúde de 18 anos ou mais; os professores; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; e a população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. Após a imunização destes, a vacinação será aberta para todos.
A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Para receber o imunizante, a população deve comparecer à unidade de saúde de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com documento de identificação e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros).