Campanha alerta população sobre prevenção do câncer de intestino

As ações da campanha vão ocorrer em quatro capitais brasileiras. Procedimento pode evitar a transformação do pólipo em um tumor

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) lança a partir da terça-feira (1º) a campanha Setembro Verde, de alerta à população sobre a necessidade de prevenção do câncer colorretal. As ações da campanha, feita em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino, vão ocorrer em quatro capitais brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Mas, o alerta vale para todo o país. “Cresce muito a importância do câncer de intestino em relação aos outros”, diz ele, destacando que o mal pode ser prevenido. “O precursor do câncer é o pólipo benigno, que pode ser retirado durante uma colonoscopia, exame que permite analisar o revestimento interno do intestino”, completa.

O procedimento pode evitar a transformação do pólipo em um tumor. De acordo com o presidente da SBCP, toda pessoa acima de 50 anos deve fazer a colonoscopia, independentemente de ter sintomas ou casos de câncer de intestino na família.

“A gente encontra pólipos em mais ou menos 20% dos exames feitos”, afirmou. Outras medidas podem auxiliar na prevenção da doença, como ter uma alimentação saudável, não fumar, ingerir pouca bebida alcóolica e ter uma boa qualidade de vida.

Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, feita no ano passado, era 15.070 casos novos de câncer de cólon e reto em homens, e 17.530 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 15,44 casos novos a cada 100 mil homens e 17,24 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Correio

Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui