Campanha Abril Verde alerta para a prevenção de acidentes de trabalho em Teixeira

Campanha Abril Verde alerta para a prevenção de acidentes de trabalho em Teixeira. Fotos Ascom

O “Abril Verde”, mês de celebração do “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, 28 de abril, e que é dedicado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mobilizou toda a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, a intensificar as atividades de alerta e prevenção durante o mês de Abril.

O encerramento das atividades aconteceu na manhã da última sexta-feira (26), quando a equipe participou da Feira da Agricultura Familiar, no centro de Teixeira de Freitas, orientando, tirando dúvidas e conscientizando a população que passava pelo local sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (regional Teixeira de Freitas) promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Ele auxilia o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador dentro da Secretária de Saúde, junto às vigilâncias sanitárias e epidemiológicas dos municípios da sua área de abrangência e fornece apoio técnico em 13 municípios: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Prado, Lajedão, Mucuri, Jucuruçu, Nova Viçosa, Itamaraju, Itanhém, Vereda, Teixeira de Freitas e Medeiros Neto.

Para a coordenadora do Cerest, Micheli Muniz, a intenção é concentrar anualmente neste período uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa. “O nosso objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes. O Abril Verde é mais que uma data, é um momento de alerta que deve repercutir em todas as esferas”, ressalta a coordenadora.

A equipe do Cerest dá dicas de como o próprio colaborador pode deixar o posto de trabalho mais confortável e ergonomicamente correto:
• Deixe a tela do computador em posição neutra em relação aos olhos. Para elevar o monitor, você pode utilizar apoios específicos, livros ou o próprio CPU do computador para chegar à altura ideal;
• Mantenha uma distância de mais ou menos 50 cm entre a tela e os olhos
• Mantenha a coluna ereta e bem apoiada no encosto da cadeira, formando um ângulo de 90º;
• Evite sentar na ponta da cadeira ou inclinar o corpo para frente
• Mantenha os punhos estendidos, com o antebraço sempre apoiado na mesa;
• Use todos os ajustes da cadeira, como apoios de braço e altura, para deixar a posição o mais confortável e correta possível;
• Os pés devem ficar apoiados no chão, com os joelhos formando um ângulo de 90º. Evite sentar com as pernas dobradas, esticadas ou sem alcançar o chão. Se precisar, utilize um apoio de pés.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui