Caminho de Santiago

Caminho de Santiago

Em Santiago de Compostela, na Espanha, reza a lenda que estão enterrados os restos mortais de São Tiago Apóstolo, um dos seguidores de Jesus.

Devido ao insucesso em evangelizar os pagãos da Península Ibérica, Tiago teria regressado à Judeia, onde foi martirizado. Há quase dois mil anos, portanto, peregrinos saem de diversos pontos da Europa rumo à Catedral de Santiago.

Os locais que teriam passado incluem Braga, a Galiza, na Espanha e Guimarães e Rates na Póvoa de Varzim. Segundo uma tradição, o seu corpo teria sido então transportado para a Espanha e sepultado na Galiza, no lugar de Compostela, depois chamado em sua honra de Santiago de Compostela.

Certo é que em 814, na Galiza, um eremita de nome Pelaio, seguindo uma revelação que tivera durante o sono, descobriu um túmulo contendo umas relíquias. A estas foram de imediato veneradas e associadas a Santiago, em virtude da lenda que afirmava que este se havia deslocado à Espanha para dar testemunho de Cristo.

Sobre essa tumba viria a ser erguida a Catedral de Santiago de Compostela. Por isso mesmo, Santiago tornou-se o santo patrono, primeiro da Galiza, depois de toda a Espanha e o seu santuário em Santiago de Compostela tornou-se um dos mais famosos locais de peregrinação do mundo cristão, sobretudo na Idade Média.

O caminho de Santiago passou por isso a designar um conjunto de rotas, com albergues e hospitais dedicados aos peregrinos que cruzavam a Europa  Os peregrinos são guiados pela luz da lua, que iluminava uma faixa de terra onde se admiraram com a grandiosidade do sagrado, enquanto caminham em uma jornada da alma adentrando a seus mistérios. Permanecem em silêncio, com a vista perdida no negrume do horizonte. Tudo da vida ficando para trás.

Talvez encontrem a verdade de Cecília Meirelles:

“Não queiras ter Pátria.
Não dividas a Terra.
Não dividas o Céu.
Não arranque pedaços ao mar.
Não queiras ter.
Nasce bem alto.
Que as coisas todas serão tuas. Que alcancarás todos os horizontes.
Que o teu olhar, estando em toda parte. Te ponha em tudo
Como Deus.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui