Caminhando pela fé

“Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13)

Paulo era um homem experimentado na vida. Que aprendeu a ter e a não ter, que recebeu aplauso e agressão, teve apoio e foi abandonado. Paulo aprendeu a viver. Não aprendemos a viver lendo livros, assim como não aprendemos amar orando. Livros e orações são valiosíssimos, mas não substituem os pés na estrada da vida e a escolha pelo caminho certo. E o caminho certo envolve atitudes e escolhas, assim como fé e submissão. Ao terminar sua carta, Paulo fala de fé. Sua afirmação parece ser a mais conhecida e menos compreendida da carta. “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

Só entendemos corretamente esta magnífica expressão de fé se tivermos em mente os diversos ensinos desta carta. Se isolamos este verso, pensamos nele como um segredo para sempre conquistarmos o que queremos ou uma espécie de oráculo para nos manter animados e positivos, certos de que receberemos luz divina e algum poder que nos permita reverter situações. Mas se nos lembrarmos do que Paulo escreveu antes, percebemos que isso não cabe no texto. Paulo falou de se estar “em obras”, em processo de transformação. De ter as atitudes de Cristo, perder tudo, orar para enfrentar a ansiedade, lutar por pensamentos saudáveis, perseverar, pensar nos outros… tudo isso dá muito trabalho! Ele falou de suor no rosto!

Poder todas as coisas em Cristo é aceitar o desafio de viver de forma cristã num mundo confuso, inseguro e injusto, onde nem sempre o bem prevalece ou os bons são recompensados. Onde os inocentes pagam e os culpados desaparecem. É acreditar que vale a pena fazer o que é certo, mesmo que pareça não dar certo. É aceitar que, mesmo com Deus, ainda assim a vida poderá dar errado em muitos aspectos. É aprender a olhar mais para Cristo diariamente, confiar em Sua graça e vestir-se de Seu perdão, e assim experimentar paz divina. Não é alcançar todas as nossas vontades, mas aprender mais sobre a vontade de Deus. É sentir dor, se decepcionar, cometer erros, mas por causa de Cristo, suportar, se recuperar e se corrigir. Então, termine este mês e no próximo, seja melhor. Sim, em Cristo você pode!

 

“A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o seu espírito”

(Filipenses 4.23)

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui