A Prefeitura Municipal de Itamaraju, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou, na manhã de terça-feira (24), uma caminhada alusiva ao Setembro Amarelo pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A concentração aconteceu no bairro Santo Antônio, reunindo diversas instituições do município, a caminhada mobilizou alunos das escolas municipais, agentes de saúde, acadêmicos da Facisa, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), funcionários da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e população em geral.
Com a temática “falar é a melhor solução”, as ruas do município ficaram repletas de pessoas que abraçaram a campanha e soltaram a voz na avenida, no comércio, diversas lojas aderiram, simbolizando as fachadas e personalizando uniformes de funcionários.
De acordo com o Secretário de Saúde Elan de Lozinho, a cor amarela serve para chamar atenção e representar a continuidade do esforço conjunto para evitar que as pessoas cometam suicídio, fazendo uma reflexão foram apresentados os números oficiais de brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
A Prefeitura de Itamaraju aproveitou a data e realizou diversas atividades voltadas ao tema com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de identificar os sinais que um suicida emite evitando a ocorrência de um mal maior.
Segundo informações da psicóloga Maria Andrade, coordenadora do Caps, é realizado atendimentos à população e trabalho com diversas temáticas de prevenção ao suicídio. “O dia de hoje é importante para trazermos uma reflexão para a sociedade. Saímos do espaço de serviço em saúde e viemos para o ambiente público para dizermos à sociedade sobre a importância do olhar para quem está no sofrimento psíquico” encerrou.