Caminhada alerta contra os riscos e danos causados pelo crack

As notícias veiculadas quase que diariamente na imprensa local, sobre crimes cujo motivo é creditado ao tráfico ou consumo de drogas, especialmente o crack, que tem deixado a população de Eunápolis em estado de verdadeiro pânico, levaram o criador e coordenador do movimento Drogas Nunca, Jesus Sempre, Valmir Feijó, a mobilizar parcelas da população para uma caminhada, a “1ª Marcha contra o Crack no Brasil”, que teve como objetivo, alertar a sociedade contra os males que a droga causa nos usuários, e os danos causados às famílias e à sociedade em geral.

A caminhada foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 2 de junho, e teve a participação de cerca de 3 mil pessoas, na maioria jovens e estudantes das redes pública de ensino – federal, municipal e estadual. Marcaram também presença, o prefeito Robério Oliveira e a vice-prefeita Maria Menezes, a presidente da Câmara, Carmem Lúcia Maciel e vários vereadores, servidores da administração municipal, órgãos que cuidam da recuperação de drogados e ligados á defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de diversas entidades representativas da sociedade civil.

Foi uma manifestação marcada por contrastes de comportamentos. Muita gente, especialmente a juventude, demonstrando alegria, portando faixas, cartazes e cruzes simbolizando a morte, cantando e gritando palavras de ordem e frases contra o uso da droga, enquanto parentes de usuários do crack demonstravam a dor dos problemas que a droga causa na suas vidas. Uma espécie de comissão de frente composta por três atores que faziam uma dramatização simulando os conflitos e tribulações vividas por uma família cujo filho era usuário de crack, chamou a atenção de muitos transeuntes e pessoas que pararam para assistir ao desfile.

Caminhada alerta contra os riscos e danos causados pelo crackTambém chamaram a atenção de muita gente, os depoimentos prestados, num carro de som, por parentes de pessoas vítimas, ou envolvidas com as drogas, relatando os dramas e muitos crimes ocorridos na cidade recentemente. A mais recente foi o adolescente Walison Cardoso da Silva, filho do palhaço Teco Teco, que no domingo (27) foi assassinado sem motivo aparente, por outro jovem que estaria drogado.

Em todo o seu percurso, a marcha sensibilizou e ganhou a adesão de muita gente, praticamente parando o movimento nas calçadas e ruas. Clientes saíram das lojas para assistir, e muitas demonstrações de apoio foram também manifestadas.

Iniciada na Avenida Paulino Mendes Lima, em frente ao prédio da Previdência Social, pouco mais das 9 horas da manhã, a caminhada percorreu ainda a Rua Dr. Gravatá, a avenida Santos Dumont, chegando à BR 101, onde seguiu até o trevo da BR 367, local onde fez a concentração final, pouco antes das 11 horas, paralisando o trânsito no local.

 

Fonte: Teoney Guerra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui