Câmara realizará Sessão Solene em comemoração aos 69 anos de fundação de Eunápolis

A desejada integração do eixo Rio-Salvador só veio a se realizar muito tempo depois, com a inauguração da BR-101, em 1972.  – Fotos: Arquivo Pessoal da Família Lacerda

A Câmara Municipal da Eunápolis, sob a presidência do vereador Jorge Maécio (PP), realizará no próximo dia 5 de novembro, às 19h, sessão solene em comemoração aos 69 anos de fundação do município que nasceu com o nome de povoado de Ibiapina.

A cerimônia faz parte do calendário permanente do Legislativo Municipal, quando são homenageados homens e mulheres que têm contribuído com a história e o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município, e ajudam a impulsionar o desenvolvido da cidade, destacando-se em seus diversos setores de atuação.

Este ano, será concedido o título de Cidadão Eunapolitano a 69 ilustres munícipes.

Ponto de destaque da solenidade será a entrega da Comenda “Santa Dulce dos Pobres” a Freira Teresinha de Biasi, idealizadora e coordenadora da Casa de Recuperação Nutricional SOS Vida, localizada no bairro Juca Rosa, e também conhecida, carinhosamente, como Creche da Irmã Teresinha, que atua na região desde 1993.

A solenidade é aberta à comunidade.

UM POUCO DE HISTÓRIA

De acordo com o professor e poeta Raimundo Rodrigues Silva em seu “Guia Cultural – Eunápolis em Prosas e Versos”, publicado em 1999, a cidade de Eunápolis, antigo povoado de Ibiapina que em tupi-guarani significa ‘terra-limpa’; ‘terra-pelada’ ou ‘terra sem vegetação’ – surgiu do entroncamento de duas estradas onde hoje se encontra a Rua Pedro Álvares Cabral.

O povoado, que também era chamado de Nova Floresta, de “64” e Ponto dos Quatro, foi fundado em 5 de novembro de 1950 com a chegada do secretário de Viação e Obras Públicas da Bahia, engenheiro Eunápio Peltier de Queiroz, ao lado de uma comitiva, para a festa de inauguração de um trecho da estrada.

 

 

Sugestão de legenda das fotos históricas 
 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui