Câmara de Turismo da Costa das Baleias é a primeira da Bahia a ser formalizada

A associação Câmara de Turismo da Costa das Baleias (CTCB), formada por representantes da sociedade civil organizada e do setor público dos sete municípios da região (Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas), foi constituída no último dia 19, em assembleia realizada na cidade de Teixeira de Freitas, tornando-se a primeira da Bahia a ser legalmente formalizada. A sede será em Teixeira de Freitas.

No encontro, foi aprovado o estatuto da associação e eleitos a diretoria executiva e o conselho fiscal. A associação vem sendo planejada e organizada há três anos. Antes, os municípios faziam parte do Conselho de Turismo do Pólo do Descobrimento, em que participavam representantes da Costa do Descobrimento e da Costa das Baleias.

“Nós percebemos que existiam demandas diferentes, situações diferentes, por isso a nova associação foi incentivada pelo próprio Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo. A ideia era que a Costa das Baleias tivesse a sua câmara e discutisse os seus problemas, traçando seus projetos, e a Costa do Descobrimento da mesma forma”, explicou Araildes Martins, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, que também faz parte da associação. “O Conselho de Turismo é hoje a soma de representantes dessas duas instâncias de governança”, acrescentou.

De acordo com o gestor de projetos de turismo do Sebrae na Costa das Baleias, Enivaldo Piloto, a Câmara de Turismo da Costa das Baleias é uma associação que visa o desenvolvimento do turismo sustentável da região, trabalhando com os gestores municipais e representantes da comunidade. O Sebrae participou ativamente da constituição da Câmara desde o início, inclusive disponibilizando a consultoria necessária para sua criação.

Ele explicou que as câmaras de turismo são reconhecidas pelo Ministério do Turismo como órgãos articuladores da gestão do turismo. “A câmara é maior do que o município, por isso ela consegue um papel que o município sozinho não consegue. É obrigação dela provocar os gestores para investir no turismo. A constituição das câmaras de turismo interessa ao Sebrae porque facilita sua atuação, por meio de parceiros mais articulados”, salientou. Ele disse ainda que, no futuro, o Sebrae possivelmente será um dos membros da nova associação.

A presidente eleita da CTCB, Laura Pin, disse que prioridade da associação é formular projetos para aumentar a temporada turística, e não ser vinculada somente à temporada turística do verão. “E nós vamos correr atrás de fundos, de parcerias, para divulgar a Costa das Baleias para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

Objetivos da CTCB
– Promover a elaboração, revisão e adequação do Plano Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Turismo na Costa das Baleias, assessorando entidades públicas e privadas que venham a participar de sua implantação.

– Promover o desenvolvimento do setor turístico nos municípios da CTCB.

– Estimular o espírito de cooperação entre os associados

– promover o uso sustentável dos recursos turísticos existentes.

– Obter dos governos a cooperação necessária para o desenvolvimento sustentável da Costa das Baleias.

– Participar da execução da política publica turística.

– Promover a qualificação de mão de obra para o setor turístico.

– Estimular a realização de estudos do turismo da Costa das Baleias.

– Incentivar negócios cooperados do setor turístico da Costa das Baleias.

– Promover ações que visem nos municípios associados a conservação dos patrimônios histórico, artístico, cultural e natural; e a melhoria da infraestrutura e serviços turísticos.

– Firmar convênios e contratos e articular-se com órgãos ou entidades públicas e privadas.


Fonte: Débora Vicentini

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui