Câmara de Sta. Cruz Cabrália irá investigar indenização paga após acidente fatal com caminhões da limpeza

Câmara de Sta. Cruz Cabrália irá investigar indenização paga após acidente fatal com caminhões da limpeza
Foto: A Gazeta Bahia

Na sessão de terça-feira, 12 de março, a Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália aprovou a instalação de uma Comissão Processante para investigar supostas ilegalidades no acordo firmado entre a Prefeitura e a empresa fornecedora dos caminhões de coleta de lixo, a BA-Empreendimento e Serviço Eireli.

O acordo está relacionado às indenizações às famílias das vítimas de um grave acidente ocorrido em 26 de outubro de 2021, na rodovia BR-367, próximo ao distrito de Pindorama, município de Porto Seguro.

O acidente fatal envolveu dois caminhões compactadores e resultou em cinco vítimas, sendo quatro garis e um motorista, tendo um sobrevivente.

Segundo informações constantes na denúncia que motivou a investigação, à época, a prefeitura se comprometeu a ajudar as famílias das vítimas. Posteriormente, a empresa ajuizou uma ação propondo indenização contra o Município pelos danos materiais causados por um contratado da prefeitura.

Um acordo foi aceito, no entanto, gerou controvérsias, pois, segundo o contrato de prestação de serviço, a empresa deveria fornecer os motoristas para dirigir seus veículos e a falta de seguros isentava a prefeitura de qualquer responsabilidade em caso de acidentes.

Um protesto ocorreu na Câmara Municipal no ano passado, onde familiares das vítimas questionaram por que a Prefeitura fez o pagamento total à empresa prestadora do serviço e não às famílias das vítimas.

A Comissão Processante foi criada para apurar possíveis crimes de responsabilidade do prefeito Agnelo Santos relacionados às indenizações dos servidores mortos no acidente. A Comissão é composta pelo presidente Romali Pairana, relator Girlei Lage, e membro o vereador Horácio Rocha de Novais.

O valor do Acordo Amigável, de 18 de julho de 2022, fixa uma quantia de R$ 1.240.000,00 (um milhão duzentos e quarenta mil reais), paga em dez parcelas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui