Cadastro biométrico: títulos cancelados poderão ser regularizados até 9 de maio

Cadastro biométrico: títulos cancelados poderão ser regularizados até 9 de maio
Em Teixeira de Freitas não é obrigatório o recadastramento biométrico. Fotos Wesley Morau/OSollo

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Teixeira de Freitas é a sede da 183ª Zona Eleitoral (ZE) e possui, atualmente, 102.401 eleitores aptos.  Segundo a analista judiciária do TER, Cíntia Murta Martins, a biometria ainda não é obrigatória na cidade, embora já o seja em  52 cidades baianas.

Em Ilhéus, Vitória da Conquista, Itagimirim, Itapebi, Jequié, Porto Seguro e Eunápolis, o recadastramento é obrigatório, os eleitores têm até 31 de janeiro de 2018 para fazê-lo.  Nas outras zonas, como Teixeira, eleitores que tirarem novos títulos já são cadastrados, os que ainda não fizeram a biometria e querem adiantar, podem se dirigir ao Cartório Eleitoral, na av. Uirapuru, 1816 – Monte Castelo. O atendimento é das 8h às 14h. Às 8h são distribuídas 60 senhas diariamente, 20 delas preferenciais.

Cadastro biométrico: títulos cancelados poderão ser regularizados até 9 de maio
O atendimento é das 8h às 14h. Às 8h são distribuídas 60 senhas diariamente, 20 delas preferenciais

As pessoas que não conseguirem fazer o recadastramento biométrico até o final do prazo (31 de janeiro) terão os títulos cancelados, o que poderá ser regularizado até o dia 9 de maio. Ainda não está definido quando o prazo para regularização do título será aberto.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), José Edivaldo Rotondano, afirma que a questão deverá ser decidida após a homologação do recadastramento biométrico, que está sendo realizado em Salvador e outros 50 municípios do estado.

O TRE voltou a confirmar que não há uma meta mínima para que o procedimento seja homologado – notícias falsas circularam recentemente nas redes sociais informando que a biometria seria cancelada se a meta de 60% não fosse alcançada, o que não é verdade (clique aqui). Até a última sexta-feira (19) o balanço na capital baiana foi de 1,2 eleitores recadastrados, o que corresponde a 63,09% dos eleitores.

No estado, já foi alcançado 67,87% dos 3 milhões de eleitores dos 51 municípios onde a biometria é obrigatória. Considerando todo o estado, apenas 47,9% já se recadastraram.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui