O município de Santa Cruz de Cabrália subiu três posições no ranking de municípios do Extremo Sul da Bahia, que avalia os indicadores da atenção primária à saúde, ficando em quinto lugar na nota geral para o período do último quadrimestre de 2021.
O Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, é responsável por avaliar o desempenho dos municípios nas ações de saúde da atenção básica, ou seja, na porta de entrada dos atendimentos do Sistema Único de Saúde. A partir daí, define também o repasse de recursos, estruturação dos serviços e organização dos trabalhos das equipes.
Entre os indicadores avaliados estão saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança e atendimento a doenças crônicas, como a hipertensão. “Além de subirmos algumas posições no ranking, ficamos em primeiro lugar no item pré-natal e tivemos uma ótima avaliação no atendimento a doenças crônicas”, explicou a secretária municipal de Saúde de Cabrália, Renata Ramos.
A secretária ainda avalia que os investimentos da gestão municipal do prefeito Agnelo Santos são responsáveis pela melhoria no desempenho da Saúde em Cabrália. “A informatização dos atendimentos, ampliação do acesso a exames e equipes completas nas unidades de saúde são algumas das ações que fizemos para melhorar nosso resultado”, completou.
O prefeito ficou extremamente satisfeito com o resultado e adiantou que ainda virão mais melhorias pela frente. “Quero agradecer toda nossa equipe da Saúde e informar à população que estamos trabalhando para oferecer mais serviços e atendimento de qualidade, melhorando nossos indicadores e conseguindo mais recursos para investimentos”, afirmou Agnelo.