O tradicional desfile de 7 de setembro, que comemora a Independência do Brasil, reuniu em Santa Cruz Cabrália, centenas de pessoas, no percurso e também na Praça do Povo, onde foi realizado o ato cívico. O evento foi organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, também desfilaram com as escolas municipais, as secretárias municipais de Saúde; Agricultura e Pesca; Desenvolvimento Social e Cidadania (PETI, CRAS e CEU); Cultura, Comunicação e Eventos e a Diretoria de Esportes.
Participaram também, os alunos das atividades esportivas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura, os Desbravadores e, dando o tom musical do evento, a fanfarra de Belmonte, Fanmup. A nova frota de veículos, adquirida pela atual gestão, abrilhantou o evento. A idéia foi reunir parceiros na construção de uma democracia que traga consigo os raios de igualdade, justiça e fraternidade que tanto anseiam os cabralienses e todos os brasileiros.
Os pelotões chamaram a atenção de quem assistia ao desfile, pela animação e pelas interessantes informações que traziam. Cada secretaria levou ao desfile em forma de cartazes, faixas e banners as ações por elas executadas. Um espetáculo à parte, as crianças do PETI e os adolescentes do PROJOVEM representaram manifestações culturais da cidade, em conjunto com a Secretaria de Cultura, Comunicação e Eventos, como: a Chegança, o Cordão de Caboclo e a Bicharada. A etnia Pataxó também foi representada no desfile.
Após o desfile, ocorreu na Praça do Povo o hasteamento, feito pelos Desbravadores, das bandeiras que representam o País, o Estado e o Município sob o som do Hino Nacional e do Hino da Independência. Participaram da solenidade além do prefeito Jorge Pontes e da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janete Pontes, a secretária de Educação, Terezinha Almeida, o secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira, o secretário de Governo, Castilho Andrade, a secretária de Turismo e Meio Ambiente, Mariléia Monteiro, os vereadores Luciano Monteiro, Johnson Peixoto e o padre José Carlos.
Para o prefeito Jorge Pontes, o desfile deste ano uniu etnias e manifestações culturais, mostras do que é feita a histórica de Cabrália. “Esta é uma data muito importante, onde devemos resgatar em nossos corações a cidadania e o espírito pátrio. E neste ano, graças ao empenho de todas as secretarias e de nossos jovens conseguimos representar a miscigenação de nossa formação e também a riqueza de nossa cultura. Parabéns Cabrália, pois é só assim, unindo diferenças que vamos caminhar para um País mais humano e mais justo”, declarou o prefeito que também parabenizou a Fanfarra de Belmonte e garantiu que o próximo ano, além dela, dividindo as ruas da cidade, estará também a Fanfarra de Cabrália.
As comemorações pelos 189 anos de Independência do Brasil foram encerradas com uma bela apresentação da Fanmup, que emocionou a todos os presentes.
Fontes: Ascom da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália