Cabrália: Curso de Formação de Aquaviários capacita pescadores

Em uma nação como o Brasil, de dimensões continentais, com extenso litoral e com mais de noventa por cento do volume do comércio exterior processado por via marítima, é de fundamental importância criar oportunidades que capacitem os aquaviários. A prefeitura de Cabrália sabe disso e por isso, através da Diretoria de Pesca, em parceria com a Marinha do Brasil ofereceu o Curso de Formação de Aquaviários – Módulo Especial a toda a comunidade pesqueira. O curso formou mais de 30 pescadores e foi realizado, entre os dias 22 e 26 de agosto, na Colônia de Pesca Z51, que também apoiou o evento.

Para tal avanço, torna-se primordial atentar para a formação, aperfeiçoamento e atualização de todo pessoal que compõe as tripulações dos barcos pesqueiros e embarcações que operam nos rios e mares. Por isso o curso habilitou os participantes para pesca profissional, para auxiliar de convés e embarcações turísticas. Entre os temas debatidos no curso estavam: prática de navegação, primeiros socorros, conhecimentos em manutenção, combate a incêndio, funcionamento de embarcações. Tornando assim os aquaviários a trabalhar com segurança nos rios e mares. O curso foi encerrado com uma prova que avaliou o aproveitamento dos alunos.

A Diretoria de Pesca vem concentrando esforços para suprir a instrução e atender ao maior número possível de cursos, e o resultado é um dos setores pesqueiros mais modernos do País. “Essa habilitação é de extrema importância para que as pessoas que trabalham embarcadas estejam prontas e aptas ao mercado de trabalho na área de navegação”, declarou o diretor, Cláudio Mendes (Xepa). O diretor também fez questão de agradecer o apoio da Secretaria de Saúde e a coordenadora de Atenção Básica, Paula Aragão, que forneceu a todos o atestado médico, exigido pelo curso, de forma gratuita.


Fonte: Ascom da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui