Cabrália: Chuvas causam destruição e deixam mais de 500 desabrigados

A cidade de Santa Cruz Cabrália foi assolada por fortíssimas chuvas no final de semana de 5 e 6 de abril. Em poucas horas, a cidade recebeu uma precipitação pluviométrica maior do que as dos últimos 4 meses.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A fúria das chuvas provocou a quebra de uma represa e como a chuva, com essa intensidade, caiu em plena maré cheia, os rios e riachos que circundam a cidade tiveram seus níveis aumentados sobremaneira. Alguns locais ficaram alagados e o mais atingido foi o bairro Capitão Luiz de Matos, também conhecido por Sapolândia. Nesse local, cerca de 500 pessoas ficaram desabrigadas e a população está sendo socorrida por equipes da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar que, durante todo o tempo do sinistro, permanecem no local. Os desabrigados estão sendo encaminhados para as escolas Municipais Antônio Guerra e Nair Sambrano, sob a supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que também os está cadastrando para receber auxílio público.

A prefeitura também disponibilizou caminhões com víveres essenciais e equipamentos para atender a população do Bairro Capitão Luiz Matos, a mais atingida pelas chuvas. Um trabalho de ajuda para que os flagelados possam recuperar a maior parte de seus bens foi montado por várias Secretarias Municipais e voluntários. Não foi registrado, até agora, de caso algum de morte ou ferimentos graves. Equipes da Polícia Civil estão na cidade, avaliando a tragédia para precisar qual o volume de recursos necessários para os atingidos e para a reconstrução da cidade. Outro local muito atingido pelas chuvas foi o distrito de Coroa Vermelha.

Retroescavadeira da prefeitura atuando nas áreas mais afetadas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A prefeitura vem recebendo doações de moradores de Porto Seguro e de outras cidades próximas a Santa Cruz Cabrália. Em Porto Seguro, mutirões estão sendo formados para viabilizar doações de gêneros de primeira necessidade, além de roupas e cobertores.

O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes, afirmou: “esse é um momento de muita dor, mas estamos fazendo tudo para aliviar o sofrimento dos que perderam seus bens e suas casas. Agradeço a solidariedade do povo e precisamos de mais, muito mais, inclusive esperamos muito do governo. Vamos continuar trabalhando”.

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui