Buiú, Thor e mais 18 escapam da UED

Três fugitivos já foram recapturados e a polícia está atrás dos outros 17. Perícia será concluída dentro de 30 dias com explicações técnicas sobre a fuga.

Três fugitivos da Unidade Especial Disciplinar (UED), que fica no Complexo Penitenciário da Mata Escura, já foram recapturados e a polícia está atrás dos outros 17. A fuga em massa ocorreu na madrugada do último dia 17, por volta das 2h. A perícia será concluída dentro de 30 dias com explicações técnicas sobre o envolvimento de presos, que estavam em celas diferentes.

Suspeito de liderar o tráfico de drogas em Porto Seguro, André Márcio de Jesus, mais conhecido como “Buiú” está entre os fugitivos. Ele era considerado o “Ás de Copas” no Baralho do Crime criado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) e agora volta para a lista entre os mais perigosos e procurados do Estado. Acusado de homicídios e tráfico de drogas em Teixeira de Freitas, Raimundo de Abreu Alves, o “Thor”, também está entre os fugitivos.

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) investiga como eles conseguiram escapar. Segundo a Assessoria de Comunicação, a UED tem hoje cerca de 280 presos. Desses, aproximadamente 230 são provisórios, à espera de julgamento, e 50 são condenados que passam por sanções disciplinares.

De acordo com o Delegado Luiz Carlos Couto, da 11ª Delegacia de Salvador (Tancredo Neves), a investigação está na fase preliminar, já foram ouvidos funcionários e o diretor adjunto do Complexo Penitenciário. “Não houve facilitação da fuga. Os presos fugiram através de uma cela desativada. Quebraram a parede com uma barra de ferro e escaparam pelo basculante, usando uma corda de lençóis (Tereza). Depois fizeram buracos no alambrado de tela”.

Mesmo com indivíduos de alta periculosidade, entre os mais temidos do Estado, a UED não é considerada de segurança máxima. Abriga réus provisórios e condenados em regime fechado, inclusive internos sob o Regime Disciplinar Diferenciado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui