Brasil vai exigir teste negativo para covid-19 como pré-requisito para entrar no país

Medida começa a valer no dia 30 de dezembro. Teste deverá ser do tipo PCR e precisará ter sido feito até 72 h antes do embarque.

Foto: Reprodução

Uma portaria publicada pelo governo federal na noite de quinta-feira, 17 de dezembro, exige que brasileiros ou estrangeiros que quiserem entrar no país de avião apresentem um teste PCR com resultado negativo para covid-19 ao embarcar. A medida começa a valer no dia 30 de dezembro.

O teste, a ser apresentado à companhia aérea, deverá ter sido feito até 72h antes.

A portaria também determina que o viajante assine uma declaração de saúde para concordar com as medidas de prevenção da covid-19 que deverá seguir enquanto estiver no país. O texto não especifica quais são as medidas.

O viajante que não cumprir as exigências da portaria estará sujeito a deportação, multas e inabilitação de eventual pedido de refúgio.

A portaria mantém regras que vêm sendo editadas desde o início da pandemia para restringir a entrada de estrangeiros por terra, água e ar. O ingresso é permitido em alguns casos específicos, como o de estrangeiros que tenham residência fixa no Brasil, tenham cônjuge brasileiro, viajem ao país para missão de organismo internacional e outros.

Na segunda-feira (15), o blog do Camarotti informou que o governo do presidente Jair Bolsonaro havia ignorado determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de adotar medidas de controle para quem chega ao país via aeroportos.

Fonte: G1

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui