Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), isso se deve tanto ao clima tropical quanto à extensão territorial. Mas já é possível evitar danos desencadeados por esse fato.
Informações dão conta que caem anualmente em todo o país, entre 50 e 70 milhões de raios e, que estes atingem e matam, em média, 100 pessoas por ano. Em termos econômicos, os prejuízos pela incidência desses raios no Brasil chegam a mais R$ 500 milhões. Os setores elétrico, industrial e de telecomunicações são os mais afetados.
Diante disso, a ABC – Pára raios, em junho deste ano, depois de uma criteriosa seleção, foi escolhida para fechar contrato com a empresa espanhola Aplicaciones Tecnológicas (que está presente em mais de 70 países), para distribuição Brasileira do detector de trovoadas. O equipamento tem como objetivo avisar minutos antes à proximidade de tempestades e de quedas de raios, permitindo, assim, que ações preventivas sejam tomadas.
A detecção que salvaguarda vidas e equipamentos eletrônicos mais sensíveis acontece em três estágios: no primeiro, verifica-se descargas acontecendo a um raio de aproximadamente 50 Km do local instalado, no segundo, de descargas acontecendo a um raio de aproximadamente 20 Km e, no terceiro, de descargas acontecendo a um raio de aproximadamente 6 Km.
O diferencial do produto é o alarme visual e sonoro que possui e usa para alertar a população, esteja ela onde estiver. Em lugares como parques zoológicos, clubes, praias, praças públicas, canteiros de obras, condomínios horizontais, campos de futebol e quadras esportivas, é bastante útil sua instalação, pois evita que pessoas se abriguem em locais inadequados (como embaixo de árvores, por exemplo) quando se encontram diante dessas descargas atmosféricas.
O perigo decorrente do desligamento de eletro-eletrônicos enquanto acontecem quedas também pode desaparecer. Poucos possuem conhecimento de que só se deve tirá-los da tomada antes da descarga vir abaixo. O detector proporciona esse aviso prévio que pode ser bastante interessante, também, em condomínios horizontais.
Entre as empresas clientes da ABC Pára-raios, estão a Unip – Universidade Paulista, General Motors, Banco Santander, CPFL Energia, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Ipem SP – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, White Martins, Volkswagen, Cosipa, Rolls Royce, Grupo Accor, entre outras.