De acordo com o Relatório Global sobre a Felicidade da ONU, o Brasil é o 44º país mais feliz do mundo, subindo cinco posições em relação ao ano anterior. A informação foi divulgada amplamente pela Casa Civil da Presidência da República.
A pesquisa, que considera fatores como renda, expectativa de vida, liberdade, apoio social, generosidade e níveis de corrupção, mostra uma diferença na percepção de felicidade entre as gerações no Brasil: o país é o 60º para os abaixo de 30 anos e o 37º para os acima de 60 anos.
A Finlândia lidera o ranking de felicidade há sete anos consecutivos, graças a características como baixas taxas de criminalidade, PIB elevado, pouca pobreza, abundância de belezas naturais e uma cultura focada na comunidade e cooperação.
O relatório da ONU enfatiza que a felicidade de uma nação deve ser um objetivo operacional para os governos, centrando-se em áreas críticas da vida, como condições materiais, saúde física e mental, virtudes pessoais e boa cidadania.
Os países nórdicos geralmente se destacam no ranking, com Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia também bem posicionados. Os 10 países mais felizes do mundo, segundo o ranking da ONU, são: Finlândia, Dinamarca, Islândia, Suécia, Israel, Holanda, Noruega, Luxemburgo, Suíça e Austrália.