Brasil e Peru vão trocar informações sobre a Odebrecht, diz procurador peruano

O Procurador-geral do Peru, Pablo Sanchez Velarde, disse nesta sexta-feira (13) que autoridades peruanas e brasileiras vão trocar informações sobre esquemas de corrupção envolvendo a Odebrecht nos dois países.

A afirmação foi feita após Velarde se reunir com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em Brasília. No encontro, Velarde e Janot assinaram uma declaração de cooperação entre os ministérios públicos dos dois países.

“Dentro de poucos dias uma equipe de investigadores peruanos, que está investigando os casos [envolvendo a Odebrecht] vai vir ao Brasil se encontrar com investigadores brasileiros que vão dialogar e transmitir informações sobre os casos, que interessam a ambos países”, explicou Velarde.

Na semana passada, a filial da Odebrecht no Peru informou, por meio de nota, que a empresa assinou um termo de cooperação com o Ministério Público do país sul-americano no qual “reafirma seu compromisso de apoiar as investigações em curso” sobre pagamento de propinas.

Procuradores peruanos e executivos da empreiteira chegaram a um acordo no qual a empreiteira brasileira, além de ter se comprometido a prestar informações às autoridades do vizinho sul-americano, prometeu pagar US$ 8,9 milhões por conta de subornos pagos para ganhar obras públicas no país. A informação é da agência de notícias Reuters.

No Peru, a Odebrecht ganhou contratos de cerca de US$ 12 bilhões na última década. A Odebrecht iniciou suas operações no Peru em 1979, sua primeira operação internacional.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui