Bomba da 2º Guerra explode durante a desativação

Uma bomba britânica, lançada na Segunda Guerra Mundial, explodiu ontem na Polônia enquanto especialistas tentavam desativá-la. O explosivo, que estava debaixo da água, tinha 6 metros de comprimento e 5.400 quilos, e foi solto por aviões da Força Aérea Real durante um ataque a um navio alemão, em 1945. Não houve feridos.

A bomba, apelidada de Tallboy, foi encontrada em setembro de 2019 embaixo de um canal que leva ao porto da cidade de Szczecin, usado pelos nazistas durante a guerra. Mais de 750 pessoas tiveram de ser evacuadas para a operação de desativação, já que ela estava localizada ao sul de um popular resort, em Swinoujscie.

As forças navais polonesas usaram um dispositivo remoto para tentar “deflagrar” a bomba — uma técnica que, se tiver sucesso, queima a carga explosiva sem causar uma detonação. Os militares que trabalhavam na operação, por estarem a uma distância segura, não se feriram com a explosão.

“O processo de deflagração se transformou em detonação. O objeto pode ser considerado neutralizado, e não representará mais nenhuma ameaça ao canal de navegação de Szczecin-Swinoujscie”, disse o tenente comandante Grzegorz Lewandowski, porta-voz da Marinha polonesa, para a BBC.

O tenente inclusive observou que essa foi a maior operação desse tipo na Polônia, onde bombas, minas e granadas da Segunda Guerra Mundial ainda são encontradas pelo território.

Confira o momento da explosão clicando aqui.

Fonte: Uol

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui