A Omni, especializada em financiamento de carros usados para a classe C, já oferece taxas de juros diferenciadas para o consumidor que paga suas contas e tiver aderido ao cadastro positivo. A redução é de 20% na taxa de juros ao consumidor e começa a vigorar em 1º de janeiro de 2012
Na semana em que completa 5 meses, o cadastro positivo vai oferecer juros diferenciados ao bom pagador. A empresa que vai conceder crédito de forma personalizada é a Omni, financeira que aderiu ao cadastro positivo da Serasa Experian. A redução da taxa de juros para bons pagadores da Omni, especializada em financiamento de veículos com dez anos ou mais de uso, pode chegar a 20% e começa a vigorar em 1º de janeiro de 2012.
Instituído por uma lei sancionada presidente Dilma Roussef e publicada em 10 de junho, o Cadastro Positivo é um banco de dados que registra a pontualidade no pagamento das contas do consumidor – crediários, financiamentos, água, luz, telefone e outras contas, como a escola, por exemplo.
“Cerca de 30 empresas, médias e grandes, já aderiram ao cadastro positivo e estão encaminhando para a Serasa Experian as informações positivas de seus clientes, que autorizaram o envio. A Omni já se estruturou para oferecer juros diferenciados aos bons pagadores, fundamentada no que há de mais avançado no mundo para apuração do risco”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e Experian América Latina.
“A partir de 1º de janeiro, os proponentes a crédito da Omni Financeira poderão ter redução na taxa de juros se estiverem inscritos no Cadastro Positivo, lista que reúne os consumidores considerados bons pagadores”, afirma Tadeu da Silva, diretor de Negócios da Omni Financeira, que faz cerca de 5 mil novos empréstimos todos os meses.
De acordo com Tadeu da Silva, o abatimento na taxa de juros poderá ser, em média, de 20%. “Tomando como exemplo um financiamento de um veículo do ano 2000, no valor de R$ 10 mil, se o contrato for de 36 meses, ao final do período o abatimento será de R$ 1.152,00”, observa.
O desconto será possível porque, com o Cadastro Positivo, a financeira terá condições de obter dados seguros sobre o histórico de pagamentos assíduos dos proponentes, diminuindo os riscos na cessão de empréstimos. “A maioria da população é de bons pagadores, mas como não temos informações concretas sobre isso, no modelo atual tratamos todos de forma igual”, afirma. “Com o Cadastro Positivo teremos maior segurança na concessão do crédito e os bons pagadores sairão ganhando.”
No momento, a empresa finaliza a fase de testes do cadastro em seus sistemas. “É importante lembrar que, para incluir seu nome na lista de bons pagadores, o cliente tem que autorizar por escrito a instituição financeira”, aponta o executivo da Omni.
“O Cadastro Positivo é a resposta que vários países buscaram e buscam para ter um sistema de informação de crédito adequado à sofisticação atual do ambiente de negócios. Todos os setores econômicos terão grandes benefícios com o Cadastro Positivo, pois risco gerenciado é crédito bem concedido, sinônimo de maior rentabilidade e competitividade para as empresas. As organizações indo bem, o País e a população vão melhor ainda”, afirma Loureiro.
“A Serasa Experian registra por dia cerca de 1200 adesões de consumidores ao cadastro positivo em nosso site e em nossas agências. O que demonstra claramente que as empresas precisam logo traduzir, o desejo da sociedade, em benefícios imediatos”, afirma Ricardo Loureiro.
Sobre a Omni
A Omni tem 17 anos de experiência em serviços de crédito, mais de 1 milhão de clientes financiados e é especialista em financiamento de veículos com dez ou mais anos de uso. Está presente em nove estados mais o Distrito Federal, por meio de 85 Agentes credenciados, com amplo conhecimento do mercado e cobrindo as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br
Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com