Bolsonaro reforça planejamento da transposição do Rio São Francisco

Bolsonaro reforça planejamento da transposição do Rio São Francisco – Foto: Celso Tavares/Reprodução

Por meio de suas redes sociais o presidente Jair Bolsonaro reforçou o planejamento de medidas necessárias para que, até 2021, o governo possa levar água do Rio São Francisco até o Rio Grande do Norte.

“Garantir água para o Nordeste é prioridade para o nosso governo. As águas já chegaram a Pernambuco, Paraíba e Ceará, sem custos para os Estados; e em função das ações do meu governo, chegarão ao Rio Grande do Norte no próximo ano”, afirmou.

Para o presidente, a transposição do Rio São Francisco é uma das maiores obras do Nordeste.

Desde a concepção do projeto, em 2005, ficou acordado que os Estados assumiriam os custos da operação e manutenção da transposição, o que já deveria ter acontecido. Apesar de termos atendido a todos os pedidos dos governadores na negociação em curso, até hoje os Estados não assumiram a operação.

O governo Jair Bolsonaro nada cobra pela água que chega a esses estados. Os governos de Pernambuco e Paraíba, por sua vez, cobram dos usuários uma tarifa pelo consumo dessa água que recebem de graça do Governo Federal;

“A parceria com a iniciativa privada não é uma privatização. Estudamos uma alternativa para a eficiente operação e manutenção do sistema. Não abriremos mão das decisões sobre o uso da água e do patrimônio construído pelo Governo Federal”, afirmou o presidente.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui