Bocha vira mania em Itabatã

Até bem pouco tempo, o jogo de Bocha, ou “Boccia”, do português europeu, era desconhecido por boa parte dos moradores de Mucuri. Mas foi só a Praça João Carletti ser inaugurada em Itabatã para o esporte se tornar mania entre os moradores.

Todos os dias, a quadra de bocha recebe dezenas de moradores interessados no jogo. É o que afirma o vigia da quadra, Fabrício dos Santos Mendes: “tem pessoas que vem todos os dias para jogar. Tem gente que nem conhecia o jogo e já disputa com quem conhece há muito tempo”, afirma.

A quadra de bocha foi inaugurada no dia 1º de outubro, como mais um ponto de entretenimento da quadra João Carletti, uma das mais elogiadas obras da Prefeitura de Mucuri. Quem quiser conhecer o jogo, ou mesmo disputar, o espaço está aberto de segunda a sexta, a partir das 14 horas. Nos finais de semana, os jogos começam às 10 da manhã. Vale lembrar que a disputa é gratuita, e não há nenhum tipo de aposta.

 Como surgiu e como funciona a Bocha

O esporte consiste em lançar Bolas de resina ou madeira (bocha), e situá-las omais próximo possível de outra bola menor, chamada de “Bolim”, previamente lançada. O adversário, por sua vez, tenta situar a sua bocha mais perto ainda do bolim, se possível removendo a do concorrente.

No livro “O emocionante espetacular esporte da bocha”, o autor Roger Nelson Steiger credita a origem da bocha na Itália, e que seu surgimento se deu no tempo do Império Romano, quando era praticado com o nome de “boccie”. Teria surgido durante a expansão do Império levado pelos exércitos de ocupação a todos os povos por eles dominados.

Mas há historiadores que pensam diferente. A bocha teria a sua origem no Egito ou na Grécia Antiga, onde se usavam objetos de formatos esféricos, como pedras arredondas.

Seja como for, a verdade é que em Itabatã o esporte parece que chegou para ficar.


Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui