Blitz do SAE/CTA em prol da vida reforça ações do Dezembro Vermelho em Itabela

Blitz do SAE/CTA em prol da vida reforça ações do Dezembro Vermelho em Itabela. Foto : Ascom

A campanha do Dezembro Vermelho de Itabela teve uma ação especial na quarta-feira, dia 15, a realização de uma blitz em prol da vida. A iniciativa, realizada na entrada da cidade, às margens da BR-101, que teve como foco a prevenção, oportunizou a realização de 430 testes rápidos Hepatite, Sífilis e HIV, além da distribuição de 700 kits contendo folder informativo, sacolinha de lixo e preservativos.


Segundo a secretária de Saúde, Wadla de Andrade Cassiano, a ação teve foco na prevenção e na redução de estigma social. “Contamos com o apoio da Polícia Rodoviária Federal nesta iniciativa que teve o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e também do tratamento adequado, para aquelas pessoas que testaram positivo. Infelizmente, ainda há algum preconceito em relação do tratamento”, ressaltou a secretária.

A coordenadora do Serviço de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Acolhimento (SAE/CTA) de Itabela, Geisa Guimarães, reforçou a informação destacando que a ciência teve avanços importantes em relação ao tratamento de pessoas com HIV, avanços que permitem que estas pessoas possam viver tranquilamente. “O tratamento adequado garantirá mais qualidade de vida”, enfatizou a coordenadora do SAE/CTA.

As ações do SAE/CTA e da Secretaria de Saúde em relação ao Dezembro Vermelho, iniciaram no dia 1º de dezembro, com ações que envolveram, além da blitz, foi enfatizado, em toda a rede de saúde, principalmente, no SAE/CTA, na policlínica municipal e nas unidades básicas de saúde, a questão da prevenção e tratamento oportuno e a diminuição de estigma em relação a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui