Bispo Dom Antônio Elizeu Zuqueto é homenageado na unidade que será a nova UMMI

 

Bispo Dom Antônio Elizeu Zuqueto é homenageado na unidade que será a nova UMMI. Fotos: Ascom

Com uma homenagem realizada pela Prefeitura de Teixeira de Freitas, o Dom Antônio Elizeu Zuqueto, arcebispo emérito de Teixeira de Freitas, falecido em 2016, dará o nome a nova unidade da Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI).  A homenagem contou com familiares, autoridades e representantes da Diocese de Teixeira de Freitas na tarde desta terça-feira (11).

O prédio que hoje recebe o Centro de Atenção Municipal à Covid-19 será a sede da maternidade pública do município. O prefeito Temóteo Brito falou sobre a homenagem: “Dom Zuqueto não era somente um religioso, era um conselheiro, um homem do bem, quem conviveu com ele pode explicar o quão grandioso ele era como ser humano, ficamos gratos em contribuir a toda história que ele escreveu com esta homenagem”.

A UMMI já atende demanda de toda região e continuará sendo uma unidade de grande importância para o Extremo Sul, o secretário de Saúde Hebert Chagas destacou a importância histórica dessa construção. “É a primeira vez que uma gestão municipal de Teixeira de Freitas constrói e entrega uma unidade hospitalar, os demais prédios ou são alugados ou foram construídos pelo Estado, uma obra dessa magnitude feita com recursos próprios e recursos aportados do Ministério da Saúde é prova da responsabilidade desta gestão”. Em sua fala, o secretário ainda fez questão de homenagear o enfermeiro do HMTF Marcus Vinicius da Silveira Almeida, que morreu vítima da covid-19.

Durante o momento, foi exigido o uso de máscara e todos os cuidados foram tomados. Entre os familiares, o sobrinho de Dom Antônio destacou que esta unidade era um sonho do religioso. “Tenho certeza que Dom Antônio está espiritualmente aqui e sabemos que ele está muito feliz, pois está unidade de saúde era um sonho dele, parabenizo o prefeito, pois, com certeza está unidade fará a diferença em todo Extremo Sul”, falou Jonas.

O momento ainda contou com a bênção do bispo da Diocese de Teixeira de Freitas, Dom Jailton Lino, que abençoou a unidade e os profissionais de saúde do município. “Agradeço muito ao prefeito e aos vereadores por esta justa homenagem ao Dom Antônio Zuqueto, este homem que tanto fez por Teixeira de Freitas e com certeza abençoará esta unidade, e hoje com uma oração peço que juntos roguemos por bênçãos para esta unidade e para todos os profissionais de saúde”, disse o bispo.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui