Em última visita oficial de mandato, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, veio a Teixeira de Freitas onde assinou termo de parceria com o município no fim da tarde desta quinta-feira, dia 31.
A cerimônia tinha horário previsto para as 17 horas e foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Também contou com a participação do prefeito Temóteo Brito; o presidente da Casa, vereador Ronaldo Cordeiro e do juiz eleitoral da 183ª Zona Eleitoral (ZE), dr. Humberto José Marçal; além do comandante da 87ª CIPM, major Silvio Nunes; o promotor eleitoral da 183ª ZE, dr. José Dutra e o vice-presidente da OAB/Teixeira, sr. Osmundo Gonzaga.
O termo atesta apoio do município para o recadastramento biométrico que já vem sendo realizado na cidade. A partir desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, novos postos atenderão aos eleitores teixeirenses.
Além do Cartório Eleitoral (de seg. a sex., das 7h às 18h), o eleitor poderá fazer seu recadastramento biométrico na Câmara dos Vereadores (também aos sábados, das 7h às 18h) e no Salão do Júri, juizado especial – a partir da próxima segunda, dia 4 – situado na rua Eleuzíbio Cunha, no Bela Vista (horário a definir); e também no SAC, no Shopping PátioMix.
O presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rotondano, esclareceu que não haverá prorrogação do prazo de recadastramento e defendeu a transparência da Justiça Eleitoral. “A biometria veio exatamente para isso: afastar qualquer dúvida do processo eleitoral. Isso veio dar segurança. Estamos aqui para implorar o comparecimento da população e que não deixe para o último dia“, disse.
O prefeito Temóteo Brito classificou a parceria para a biometria como uma melhora para o colégio eleitoral teixeirense. “Eu fico feliz como gestor, por ter sido o primeiro prefeito da cidade“, destacou.
O juiz eleitoral da 183ª Zona Eleitoral (ZE), dr. Humberto José Marçal, listou à imprensa todos os pontos e falou sobre a estrutura oferecida ao eleitor. “O recadastramento é obrigatório. Caso não aconteça, o título do cidadão será cancelado, o que irá trazer uma série de prejuízos“, lembrou.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Ronaldo Cordeiro, agradeceu à articulação feita anteriormente pelo ex-prefeito da Casa, vereador Agnaldo ‘da Saúde’. “As portas já estarão sendo abertas a partir de amanhã, sexta (1º)“, convidou.
Até a última terça-feira, dia 29, apenas 33,93% do eleitorado teixeirense havia respondido à convocação da Justiça Eleitoral.
A situação irregular, eleitor não biometrizado, pode acarretar uma série de prejuízos, entre eles: não poder se inscrever em concursos, não obter renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e não receber vencimentos.
Atenção: Os prejuízos não se aplicam a pessoas com voto não obrigatório (maiores de 70, menores de 18 e/ou analfabetos).