Micro e pequenos empresários de Belmonte, além de empreendedores individuais, terão uma oportunidade única de se capacitar e alavancar seus negócios na próxima semana. De 16 a 19 de maio, o Sebrae vai promover na cidade, no auditório da Assistência Social, as oficinas “Plano de Negócio”, “Atendimento ao Cliente” e “Técnicas de Vendas”. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e estão sendo feitas no Posto do Trabalhador, no Mercadão Municipal.
De acordo com o gestor de atendimento empresarial do Sebrae em Porto Seguro, Antonio Robson Araújo, a oficina “Atendimento ao Cliente” tem como objetivo criar condições necessárias para que os participantes desenvolvam competências para diversas ações eficientes no negócio, como identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente, refletir criticamente sobre as ações e os procedimentos de atendimento em sua empresa e planejar ações que garantam a satisfação dos clientes e possam gerar um impacto positivo nos resultados.
Já a oficina “Plano de Negócio” pretende dar aos empresários o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das suas próprias atitudes. “Desenvolver o plano de negócio é um sinal de maturidade e planejamento. Através dele, o empresário tem mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações”, explica Antonio Robson.
“Assim como para construir uma casa, organizar uma festa ou viajar, é necessário fazer um cuidadoso planejamento do negócio. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas pelo desejo, mesmo que seja um bem ardoroso. Ideias assim nascem, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo”, destaca ainda.
O plano de negócio irá orientar o empresário na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da idéia e na gestão da empresa.
O próprio nome “Técnicas de Vendas” já diz o propósito da oficina. Segundo Antonio Robson, a oficina oferece muitas dicas para quem precisa ganhar dinheiro vendendo. Uma delas ele já antecipa: o vendedor tem de demonstrar que realmente se importa com o cliente. “Quando estiverem frente a frente, o cliente tem de se sentir a pessoa mais importante do mundo”, ressalta.
A gestora de atendimento empresarial do Sebrae de Eunápolis, Jane Silva, será facilitadora de algumas oficinas. Ela ensina que, antes de sequer iniciar uma abordagem, o vendedor deveria compreender qual o foco do negócio em que está atuando, qual o perfil de cliente para o qual o empreendimento está direcionado e quais as reais necessidades que esse eventual cliente espera ter atendidas pela empresa.
Programação
16/05 – Segunda-feira
Plano de Negócio
15h00 às 17h30
18h30 às 20h30
17/05 – Terça-feira
Atendimento ao Cliente
15h00 às 17h30
18h30 às 20h30
18/05 – Quarta-feira
Técnicas em Vendas
15h00 às 17h30
18h30 às 20h30
19/05 – Quinta-feira
Palestra do Empreendedor Individual
09h00 às 11h00
Fonte: Débora Vicentini