Bebê que caiu de mesa cirúrgica é enterrado em Pindorama

Bebê que caiu de mesa cirúrgica é enterrado em PindoramaFoi enterrado no final da tarde desta segunda-feira, 24, em Pindorama, distrito de Porto Seguro (709 km de Salvador), extremo sul da Bahia, o corpo do bebê João Henrique, que morreu por conta de um traumatismo craniano após cair da mesa cirúrgica logo depois de seu nascimento.

A criança estava com a mãe após o parto, quando a mesa cirúrgica em que os dois estavam quebrou do lado direito, levando-os ao chão. João Henrique morreu na hora e, a mãe, Alcione Teixeira Santos, 28, sofreu traumatismo na região do púbis e na perna direita. Ela continua internada no hospital, em observação, e não tem previsão de alta.

Durante o velório do bebê, que aconteceu na casa da avó, dona Neli Alves Teixeira Santos, 56, o clima era de revolta. A criança nasceu sadia, pesando 4,665 kg, e o seu pré-natal não apresentou problema. O pai da criança, João Leal de Jesus, 32, estava bastante abalado com a situação. Era o primeiro filho do casal.

O fato ocorreu por volta das 15h do último domingo, 23, no Hospital Estadual Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. No mesmo dia, o pai da criança registrou queixa na 1ª Delegacia da cidade e a delegada titular, Eliana Teles, abriu inquérito para apurar as causas da morte do bebê. A delegada disse não acreditar que a equipe médica tenha culpa no caso.

O Ministério Público Estadual (MPE) ainda não foi acionado, segundo informou o promotor público Maurício Magnavita. “Como já foi aberto inquérito pela polícia, o que é o procedimento mais correto, pelo que vejo até o momento, podemos aguardar a conclusão do mesmo, que terá de ser remetido até nós, e analisar a culpabilidade do fato. Podemos ainda entrar no assunto logo se a família vier até nós e denunciar o fato e pedir um acompanhamento. Outra hipótese de o MPE entrar logo no assunto seria a de haver um fato público notório”, explicou Magnavita.

A assessoria de comunicação do Hospital Luiz Eduardo Magalhães divulgou nota à imprensa informando que a diretoria da unidade “tomou todas as providências cabíveis no momento, auxiliando a Polícia Civil e, principalmente, realizando o acompanhamento psicológico da paciente, além de um ortopedista estar cuidando da lesão acima citada. É importante citar que todos os equipamentos do hospital passam por uma checagem técnica (manutenção preventiva) e que a mesa cirúrgica que se quebrou, havia passado por essa checagem no início do mês, não apresentando nenhum defeito aparente”.

Fonte: Mário Bittencourt / A Tarde On Line


Hospital esclarece situação

HOSPITAL DE PORTO SEGURO “DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES” – HLEM

Comunicado

A paciente Alcione Teixeira Santos, 28 anos, chegou ao hospital no dia 23 de maio, às 06h, e entrou em trabalho de parto (parto normal) às 15h30, do mesmo dia. A paciente sofreu traumatismo em região do púbis e no membro inferior direito, durante período expulsivo de trabalho de parto, devido ao desabamento da mesa de parto (mesa cirúrgica) que se quebrou durante o procedimento. Devido a esta fatalidade, o recém-nascido veio ao óbito.

Na manhã desta segunda-feira, 24 de maio, funcionários do hospital acompanharam a equipe da perícia da Polícia Civil de Porto Seguro, que retiraram peças da mesa cirúrgica e tiraram fotos da mesma.

A diretoria do hospital tomou todas as providências cabíveis no momento, auxiliando a Polícia Civil e, principalmente, realizando o acompanhamento psicológico da paciente, além de um ortopedista estar cuidando da lesão acima citada. A paciente está abatida com a situação, mas passa bem.

É importante citar que todos os equipamentos do hospital passam por uma checagem técnica (manutenção preventiva) e que a mesa cirúrgica que se quebrou, havia passado por essa checagem no início do mês, não apresentando nenhum defeito aparente.

Assessoria de Comunicação do HLEM
Cristóvão Moura MTB 12.227 JP
73 8826 1264
cristovao.moura@bol.com.br

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui