A Base Comunitária de Segurança (BCS) do Baianão, no município de Porto Seguro, no sul da Bahia, comemora sete anos de atendimento à população nesta terça-feira (28)
Mais de 10 mil moradores foram atendidos pelos projetos, ações pontuais e programas desenvolvidos pelos policiais militares da unidade.
Apenas em 2019, cerca de 2,5 mil moradores participaram dos projetos Viver Melhor, empregado em toda a área do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Porto Seguro), e Luta cidadã, que oferece aulas de judô, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Jovens da comunidade, anualmente, também concorrem no concurso Garota BCS, desenvolvido em todo as unidades de policiamento comunitário.
Há cerca de um ano, o tenente Antônio Farias comanda a BCS, que realizada diariamente ações ostensivas e repressivas, entre elas o acompanhamento de vítimas de violência de gênero.
“A gente tem trabalhado ainda com monitoramento e aconselhamento da comunidade e hoje o Baianão é outro local”, relatou o policial.
De acordo com o tenente, apenas ações policiais não solucionarão o problema da criminalidade. É preciso também investir em educação, oficinas profissionalizantes e ampliar a oferta de lazer para garotada. “Investir em música, por exemplo, que atrai os jovens”, citou o oficial.
O militar lembrou ainda a dedicação dos policiais que atuam na base. “Temos uma equipe coesa que gosta demais de trabalhar com a comunidade, que ama o que faz”, contou o PM. “Exercemos uma atividade que exige sensibilidade e humanidade”, concluiu.