Barro preto anuncia instalação de posto de atendimento da EBDA

Barro preto anuncia instalação de posto de atendimento da EBDA
Reunião em Barro Preto
Cerca de 80 agricultores familiares conheceram melhor a participação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), no município de Barro Preto, no Sul da Bahia, nesta terça-feira (15). Durante a reunião o secretário da agricultura municipal, Jesus Palácio Mondes, anunciou que será aberto um posto de atendimento para os técnicos agrícolas da EBDA, para que o município conte com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) permanente.

A reunião, organizada com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no município, aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e foi promovida pela Associação dos Produtores Rurais da Pedra Lascada, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barro Preto e a EBDA.

A engenheira agrônoma do Programa Pacto Federativo da EBDA, que presta assistência técnica no município, Pabliane Ramos Lawisnsky, destacou a nova fase da agricultura familiar em Barro Preto. “Esse posto de atendimento da EBDA no município irá estreitar o contato entre o técnico e o agricultor, fortalecendo a agricultura familiar no município”, ressalta, durante o evento, Lawisnsky

De acordo com o prefeito Adriano Clementino, que enfatizou a importância da agricultura familiar, o município de Barro Preto tem cerca de sete mil habitantes, e a agricultura é a principal atividade. Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais da Pedra Lascada, Manoelito Rodrigues, formada por 53 agricultores de Barro Preto, reuniões como essa, com a participação de importantes parceiros, é essencial para atender as principais necessidades do agricultor familiar. “Precisamos agregar valor e ampliar o mercado para a comercialização dos nossos produtos. Somente com a colaboração da EBDA, Banco do Nordeste e a prefeitura alcançaremos os nossos objetivos.”, falou Rodrigues.

Um dos destaques do encontro foi a participação de agentes de desenvolvimento do Banco do Nordeste, da agência de Itabuna, Rosalynn Iris Law e Wagner Piedade, que falaram sobre a oferta de crédito programado para atender a necessidade do agricultor familiar. Piedade explanou sobre as vantagens de participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no qual o município de Barro Preto ainda não se encontra inserido.

Outro assunto discutido na reunião foi a questão da agroindustrialização. A presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Bacia do Almada e Adjacências (Cooafba), Sonoelane Anunciação, esteve presente no encontro e convidou os produtores rurais do município de Barro Preto para participarem da Cooperativa, com o principal objetivo de comercializar o cacau, também com a fábrica de chocolate Bahia Cacau, situada na cidade de Ibicaraí.

Fonte: Ascom do EBDA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui