Barack Obama X Donald Trump

Barack Obama nasceu no Havaí, em 1961, apenas dois anos depois de o arquipélago ter se tornado um estado americano, sendo da religião protestante e Donald Trump, em 1946, sendo da religião presbiteriana. O pai de Barack foi um economista do governo do Quênia, e sua mãe era uma antropóloga do Kansas. Os dois se casaram no Havaí porque era o único Estado que permitia a união interracial. Seu nome significa “abençoado” em suaíli, uma das línguas oficiais do Quênia.

A mãe de Donald Trump nasceu nas Terras Altas que são a zona montanhosa do norte da Escócia. Politicamente, as Terras Altas caracterizavam-se até o século XVIII por um sistema feudal de famílias – os famosos clãs escoceses, e imigrou para Nova York em 1930, onde conheceu Fred Trump e casaram em 1936. Três de suas irmãs já se encontravam nos Estados Unidos.

No povoado em que Mary Anne MacLeod vivia, no final da Primeira Guerra Mundial, a maior parte dos homens morreu em um naufrágio e muitas mulheres decidiram imigrar para os Estados Unidos e para o Canadá na intenção de casar. O pai do Trump era filho do imigrante alemão Friedrich Trump  (1869-1918), fez fortuna no ramo da construção civil através de subsídios públicos e benefícios fiscais na área de incorporação imobiliária. Fred construiu prédios nos bairros do Brooklyn e do Queens, em Nova Iorque , terminando as obras por um valor abaixo do orçamento financiado pelo Estado.

Trump nasceu e cresceu no Queens, um dos cinco distritos da cidade de Nova York , e recebeu um diploma de bacharel em economia da Universidade da Pensilvânia em 1968. Em 1971, recebeu de seu pai, Fred Trump, o controle da empresa de imóveis e construção Elizabeth Trump & Son, renomeando-a para The Trump Organization. Durante sua carreira, Trump construiu torres de escritório, hotéis, cassinos campos de golfe.

Obama é graduado em ciências políticas pela Universidade de Columbia e em direito pela Universidade de Harvard. Também, atuou como organizador comunitário, advogado na defesa de direitos civis e ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago. Tantas raças vieram desaguar em Obama nesta união interracial dos pais, como os afluentes de pequenos rios se perdendo e se encontrando no tempo e no acaso, mas qual destas raças acabou por vigorar na soma?

Vejo pela formação dele que tem no sangue a defesa das minorias com a formação em
ciências políticas e organizador comunitário além de advogado na defesa de direitos civis e professor de direito constitucional só podia ser um democrata. Trump tem o sangue alemão que em gerações passada teve o nazismo, e o pai passou o capitalismo de forma exploratória, com subsídio do estado. Então, nesse momento, sentimos o quanto a visão atual republicana é o anseio da alma alemã do passado mergulhado no torpor do nazismo. O aspecto manso de Obama mostra o rigor de seu caráter. Se as raízes estão bem, todo o resto está bem.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe no site www.osollo.com.br.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui