Baleias-jubarte ajudam a gerar emprego e renda e contribuem para combater as mudanças climáticas

Baleias-jubarte ajudam a gerar emprego e renda e contribuem para combater as mudanças climáticas
Créditos na imagem.

O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado em 22 de maio. No Brasil, 14 projetos estão mobilizados numa ação coletiva de mídia em prol da conservação de biomas e espécies de fauna e flora presentes no país, algumas ameaçadas de extinção. A ação “Juntos pela Biodiversidade” poderá ser conferida nas mídias sociais dos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Ilhas do Rio, Mantas do Brasil, Meros do Brasil, Toninhas, Pinípedes do Sul, Ponta de Pirangi, Rebimar, Tamar, Uçá e Viva o Peixe-Boi Marinho.

Por meio de vídeos, os projetos irão convidar uns aos outros para falar sobre as espécies com as quais trabalham, abordando curiosidades, estado de conservação, as principais ameaças e o que esperam para o futuro das espécies. Os vídeos serão publicados no dia 22 de maio nas redes sociais dos projetos, todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, utilizando #JuntospelaBiodiversidade para identificar a ação.

Ao longo das últimas três décadas de atuação, o Projeto Baleia Jubarte já conquistou muitos desafios e o principal deles foi o considerável aumento populacional dessa espécie, que em 2014 foi retirada da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Hoje, buscamos integrar a geração do conhecimento científico sobre as baleias e seu ambiente à concretização de ações de conservação e desenvolvimento, bem como à geração de emprego e renda associados à presença das baleias, caso do Turismo de Observação de Baleias, que movimenta a economia de diversas comunidades na área de ocorrência das mesmas. As baleias-jubarte protegidas no Brasil também cumprem um papel fundamental no ecossistema marinho, na ciclagem de nutrientes e armazenamento de carbono, contribuindo para combater as mudanças climáticas.

Biodiversidade brasileira

O termo “Biodiversidade” é definido como um conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes na biosfera. De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil detém a maior biodiversidade do planeta. O país possui mais de 20% do número total de espécies da Terra. São 8,5 milhões de quilômetros quadrados formados por diferentes biomas: Floresta Amazônica (maior floresta tropical úmida do mundo); Pantanal (maior planície inundável); Cerrado de savanas e bosques; Caatinga de florestas semiáridas; campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos. Estes biomas e ecossistemas abrigam as mais variadas espécies de flora e fauna, algumas ameaçadas de extinção, a exemplo do peixe-boi-marinho, das toninhas, do albatroz e do peixe-mero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui