A jovem baleia jubarte chegou à Praia da Costa da Atlântico na última segunda-feira, 14 de junho, já em avançado estado de decomposição.
As equipes das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, após previa diligência, comunicaram ao Instituto Baleia Jubarte, que prontamente vieram ao local realizar a coleta de material para a necropsia.
Com o apoio da Suzano Celulose, foi enviado uma equipe da Macplan Terraplanagem e com o auxílio de uma escavadeira hidráulica, enterraram os restos mortais da jubarte na faixa de areia. Todos os anos as baleias jubarte migram até a costa brasileira para acasalarem nas águas mornas do Oceano Atlântico.
O refúgio das Costa das Baleias é, também, o berçário da espécie. A prática de observação de baleias tem sido um grande atrativo para turistas de todo o Brasil.
Infelizmente, com a temporada, nos deparamos com a chegada de animais mortos ou debilitados. Por isso, o trabalho de monitoramento e análise de necropsia, realizados pelo Instituto Baleia Jubarte, são de grande importância para a manutenção e preservação da baleia símbolo de nossa região.