Bairro 1º de Maio em Mucuri ganha obras de Infraestrutura

Bairro 1º de Maio em Mucuri ganha obras de Infraestrutura. Fotos: Ascom

A Prefeitura Municipal de Mucuri está dando continuidade nos serviços de limpeza e aterramento em diferentes bairros de regiões da cidade, do distrito de Itabatã e povoados. O bairro 1º de Maio, na cidade de Mucuri, recebeu o mutirão de limpeza e em seguida as obras de aterramento das vias públicas, os serviços estão oferecendo aos moradores, pela primeira vez, desde a fundação do bairro, o direito de ir e vir com segurança, acesso rápido e fácil.

O bairro 1º de Maio foi fundado no ano de 2012, fruto de uma ocupação, em cima de uma área arenosa, adjacente de uma região de manguezal e por isso as ruas eram úmidas e em épocas chuvosas ilhavam os moradores em suas casas. Hoje máquinas e homens estão trabalhando a todo vapor nas 13 ruas, para proporcionar a população uma melhor trafegabilidade, tendo em vista que com as chuvas intensas, essas ruas e avenidas que estavam completamente abandonadas, deixavam os moradores numa situação difícil, sem poder sair de casa ou tendo que enfrentar os alagamentos.

Conforme o diretor Municipal de Obras em Mucuri, Vomberto Alves de Souza, atendendo um cronograma determinado pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), foi inicialmente realizado serviços de limpeza, aterramento das ruas com um barro apropriado, patroladas, depois os rolos compactadores fizeram o trabalho para a compactação do solo para não comprometer todas as camadas acima e por fim está vindo uma camada de areia grossa para pilar as ruas e para não causar lama no futuro, ou seja, a ideia está sendo de compactar a terra para preencher vazios no solo, aumentando a capacidade de suporte do mesmo.

“Sofremos aqui a vida inteira, abandonados no meio do nada e, agora chegou o prefeito Robertinho que está nos trazendo todo este benefício aqui para nós. Se ele está cuidando da nossa cidade, automaticamente ele está cuidando do nosso povo. Essa ação aqui no 1º de Maio, veio para contribuir com o nosso bem-estar, para eliminar alagamentos e proliferação de mosquitos, melhorando a qualidade de vida de todos nós moradores”, disse a jovem dona de casa Sheila Almeida.

Conforme o comerciante Detino Siorino dos Santos que reside no bairro desde a sua fundação, o que existia antes eram caminhos úmidos não trafegáveis e se passaram dois prefeitos anteriormente que nunca visitaram o bairro e a chegada das obras de qualificação das ruas do bairro 1º de Maio, fizeram com que os seus habitantes ganhassem novas perspectivas de vida, ao ponto de motivar aos seus inúmeros moradores a mexerem nos seus imóveis.

O morador Nerci Caetano Brito disse que construiu sua casa no bairro sobre um terreno que havia comprado há 5 anos e já tinha se arrependido em ter feito o negócio, porque percebia que o bairro era literalmente abandonado pelos gestores públicos. Mas na campanha eleitoral o atual prefeito “Robertinho” fez corpo a corpo no bairro em um dia de chuva e sentiu na pele a situação que vivia os moradores do lugar, quando fez a promessa, que se vencesse as eleições que abriria as ruas do bairro – fato que se concretiza agora no 6º mês do seu governo.

“Sou um dos moradores mais antigos do 1º de Maio e sou um eleitor histórico de Robertinho, o acompanho desde quando ele era jovenzinho e sempre confiei nele. Quando ele apareceu aqui em um dia chuvoso para nos pedir o voto e nos prometeu que se fosse eleito, traria a energia elétrica para nós e faria as ruas do bairro, eu disse aos meus vizinhos, vote, porque nesse eu confio – se falou tá falado. Meu Deus, antes não conseguiríamos sair de bicicleta de casa, já hoje, é mesmo que seja uma pista na nossa porta. Estamos muito felizes por tudo que Robertinho está fazendo aqui para nós”, festejou o morador José dos Santos, popularmente conhecido por “Poca”.

A dona de casa Alessandra Figueiredo Ribeiro comemorou a intervenção, pois segundo explicou, era uma antiga reivindicação dos moradores do 1º de Maio. “Há muito tempo que aguardávamos essa obra. Cheguei até a ficar surpresa quando vi as máquinas chegando aqui. Foi muito emocionante. Finalmente recebemos esse benefício, pois do jeito que estava era muito difícil passar por aqui, nenhum carro conseguia antes nos fazer uma entrega em casa, tínhamos que ir lá na pista de acesso ao Brisas do Mar, para apanhar a encomenda”, comentou.

“Foram 9 anos de espera, convivendo com a sujeira e doenças causadas pela falta de infraestrutura, especialmente com a lama por causa da umidade do solo da região e em épocas chuvosas era um caos, ninguém saia de casa, quando saia, teria que ser de bota sete léguas. O aterro das nossas ruas era um sonho antigo de todos aqui, era uma melhoria aguardada por todos os moradores. Não era um desejo único. Era um sonho coletivo dos moradores. Robertinho nunca nos decepcionou na sua trajetória política e mais uma vez está provando que sabe como ninguém cuidar do povo de Mucuri. Esta obra está melhorando cem por cento a qualidade de vida das pessoas do 1º de Maio”, declarou a moradora Fafá de Souza, popularmente conhecida por “Cigana”.

O aposentado Leonidio Alves está festejando a abertura das ruas do bairro 1º de Maio, segundo ele, foram anos de abandono pelo Poder Público, era como se à população do bairro não existisse e, pela primeira vez, a Prefeitura Municipal enxergou o povo do lugar e está realizando uma obra perfeita para a alegria de todos. “Parabéns ao nosso novo prefeito Robertinho, cabra macho e bom de compromisso como sempre. Até hoje quando a obra já segue para sua reta final, a gente vê inúmeras pessoas na frente das suas casas, com os olhos brilhando de emoção ao ver o acesso urbano finalmente chegar à vida delas”, concluiu.

“Antes aqui, sairíamos de casa para ir ao centro da cidade, precisava levar conosco um frasco de água, para lavar os pés quando chegássemos na rua pavimentada, para poder seguir viagem. A bicicleta só andava empurrada, antes não se conseguia pedalar por aqui. Me lembro como hoje, o dia que Robertinho apareceu na minha casa todo molhado, em plena campanha, em um dia de muita chuva, com lama até o joelho, nos pedindo voto. Quando nos prometeu a nos tirar daquele chiqueiro de porco que vivíamos aqui e agora, ele cumpriu a sua promessa. Estamos felizes demais com esta obra”, relatou o morador José Conceição.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui