Baianos criam sistema que ensina programação através de narrativas interativas

Baianos criam sistema que ensina programação através de narrativas interativas
Baianos criam sistema que ensina programação através de narrativas interativas. Foto: Ascom

Hoje o mercado de programação é uma das áreas mais aquecidas no país. Segundo a startup GeekHunter, as vagas no setor de tecnologia da informação (TI) tiveram um aumento de 310% só no ano de 2020. Apesar disso, aprender linguagem de programação não é uma tarefa simples. Por isso, os alunos Natália Pinheiro e Euler Lima, orientados pela professora Maísa Lopes, desenvolveram a Biblioteca de Programação NineJs, um sistema para ensinar a programar de maneira leve e didática.

O projeto, que tem o apoio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), une a programação com narrativas interativas. O intuito é fazer com que o estudante aprenda de uma forma diferente. “O objetivo é desenvolver uma história e depois programar para que o usuário possa interagir com ela, decidir o rumo da história. O legal é que saímos um pouco das atividades tradicionais de programar que envolvem apenas problemas matemáticos e mostramos a necessidade do pensamento lógico em todas as áreas da nossa vida”, explica Maísa Lopes.

A Biblioteca de Programação NineJs, que tem o Certificado de Registro de Programa de Computador, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), é focada no público iniciante. “Pegamos o JavaScript, que é uma linguagem muito popular e ensinamos programação. Então, o aluno não aprende uma linguagem só para fazer narrativas interativas, ele aprende o JavaScript. A pessoa pode usar o conhecimento para resolver outros problemas”, diz Natália Pinheiro.

A estudante destaca que o maior diferencial do projeto é incentivar o aluno a usar a criatividade. “Quando aprendemos a programar, fazemos exercícios como somar um mais dois ou dizer a raiz quadrada de um número. O diferencial de se aprender com as narrativas interativas é que a pessoa necessita criar e planejar, já que o estudante precisa pensar em uma história e seus desdobramentos. Além disso, os códigos estão disponíveis em português, diferente de outros programas, que utilizam o inglês”.

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